Governador se reúne com Confederação Nacional das Seguradoras em São Paulo

Reunião com Seguradoras em SP
Leite reforçou a importância de que sejam honradas as apólices de seguro das companhias que tiveram perdas na enchente - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite participou, nesta quinta-feira (21/9), de reunião com o conselho diretor da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), em São Paulo, para falar sobre o processo de recuperação econômica das empresas afetadas pelas inundações do início do mês no Vale do Taquari. Durante o encontro, Leite reforçou a importância de que sejam honradas as apólices de seguro das companhias que tiveram perdas durante a enchente.

“Tenho repetido que não podemos aceitar que as pessoas sejam vítimas duas vezes. Elas já sofreram com a tragédia, que causou danos muito grandes, e não podem também ser vítimas de desassistência. Por isso, o governo está em diálogo com as seguradoras, que têm se mostrado sensíveis a essa situação”, afirmou o governador.

Leite apresentou aos executivos um balanço dos estragos causados pelas inundações e as principais ações do governo para mitigar os danos sociais e econômicos para a população. O governador também reforçou o ineditismo e a extensão do evento climático nas instalações de algumas empresas. Um dos pedidos do governo é de que seja dada agilidade aos processos dos empreendimentos afetados por meio do fast track – mecanismo de resposta mais rápida, por parte das seguradoras, após a entrega de documentações dos sinistros.

“Algumas indústrias já tinham enfrentado outros alagamentos ao longo do tempo e já havia uma certa rotina a ser seguida em situações como essa, com remanejo de equipamentos, por exemplo. No entanto, a intensidade da chuva superou em muito qualquer outra inundação. A água chegou onde nunca tinha chegado antes e tapou linhas de produção inteiras”, contou Leite.

Reunião com CNSeg
O governador, o procurador-geral do Estado e a titular da SPGG se reuniram com o conselho diretor da CNSeg - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Ao longo da reunião, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras, Dyogo Oliveira, e o presidente do Conselho Diretor, Roberto Santos, apresentaram ao governador os detalhes de um projeto de lei que pode auxiliar as vítimas de desastres naturais. A proposta, em tramitação no Congresso, prevê o pagamento obrigatório de seguro por parte dos proprietários de imóveis residenciais em todo o território nacional. O seguro cobriria danos de até R$ 20 mil a partir de inundações, alagamentos ou desmoronamentos.

Além do governador, participaram do encontro o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom