Governadora recebe relatório de realizações da Secretaria da Infraestrutura e Logística
Publicação:

A governadora Yeda Crusius recebeu, na tarde desta quinta-feira (2), em seu gabinete, no Centro Administrativo do Estado, relatório de realizações da Secretaria da Infraestrutura e Logística (Seinfra), das mãos do secretário Daniel Andrade. Trata-se de um conjunto de documentos que retratam a criação da pasta, em 2007, as ações e realizações feitas no período de quatro anos (2007/10), bem como a situação atual das seis empresas e das seis autarquias relacionadas, e os projetos e estudos realizados que preparam o Estado para o futuro. O material foi repassado pela chefe do Executivo ao secretário da Transparência e da Probidade Administrativa, Francisco Luçardo, que por sua vez o repassará as equipes de transição do governo eleito.
Entregamos toda a documentação referente às políticas públicas que desenvolvemos nestes quatro anos na Secretaria da Infraestrutura. São relatórios e informações importantes de todas as empresas vinculadas à Seinfra (Sulgás, CRM, Ceee, Daer, SPH e o SUPRG) para que a governadora pudesse entregar às equipes de transição via Secretaria da Transparência, explicou o secretário Daniel Andrade.
Foco na logística
O secretário Daniel Andrade salientou que a Seinfra foi criada como um ente público para promover apoio ao desenvolvimento, por meio de políticas públicas de integração do setor de infraestrutura, com foco na logística. A meta era tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo, disse. Daniel Andrade lembrou que entre os desafios estavam buscar soluções energéticas que pudessem atrair novas empresas e buscar soluções de transporte, para reduzir os custos, bem como implementar políticas de navegação, algo que foi feito em parceria com a Holanda.
O projeto hidroviário que fizemos em conjunto com a Holanda, com o país europeu assumindo 2/3 dos custos, foi marcante e serviu de modelo para a União. Hoje o Governo federal adota parceria semelhante em outros Estados, resumiu. Sobre os resultados, enfatiza que as metas foram obtidas. Melhoramos a gestão das empresas por meio dos contratos de gestão. A Sulgás mais que dobou o seu lucro nestes quatro anos, enquanto a CRM dobrou a sua produção. Além disso, equacionamos importantes questões na Ceee e ampliamos o investimento no setor rodoviário, que teve R$ 1 bilhão somente em 2010, enfatizou.
Representação de Brasília
A governadora Yeda Crusius também entregou ao secretário da Transparência um relatório da Representação do Rio Grande do Sul em Brasília, que foi reformatado no atual Governo. O escritório, ou Embaixada gaúcha como foi rebatizada, está sediada até março de 2011, quando termina o contrato de aluguel, em prédio que era ocupado pela Embaixada da França. Todos os móveis foram cedidos pelo setor Moveleiro gaúcho, enquanto os 18 computadores vieram da Junta Comercial do Rio Grande do Sul. Os documentos também serão repassados as equipes de transição do governo eleito.
Texto de Paulo Fontoura