Governo define estratégias para atingir metas de aprendizagem em 2025
Planejamento para melhoria de proficiência e redução da evasão escolar foi debatido pelo governador e a secretária da Educação
Publicação:

O governador Eduardo Leite reuniu-se, neste sábado (15/2), com a secretária da Educação, Raquel Teixeira, e sua equipe para discutir as estratégias voltadas ao atingimento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2025. O encontro, que durou três horas e meia, teve como foco a melhoria da proficiência dos estudantes e a redução da evasão escolar na Rede Estadual. O planejamento é peça importante da Agenda para a Educação 2025 -2035, que será apresentada em evento na próxima terça-feira (18/2), na Casa da Ospa, em Porto Alegre.
Durante a reunião, foram apresentadas iniciativas voltadas ao fortalecimento do aprendizado, como a implementação de novas avaliações diagnósticas, reforço escolar, aprimoramento do sistema de monitoramento da frequência e medidas para evitar o abandono escolar. Além disso, o governo prevê incentivos para professores e escolas que apresentarem avanços significativos nos indicadores educacionais.
Entre as ações estratégicas, destacam-se a otimização de um plano de governança de acompanhamento das escolas, ajustando os desafios de acordo com o histórico e as características de cada unidade educacional.
“A educação é a base para o desenvolvimento do nosso Estado. Estamos empenhados em garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma aprendizagem de qualidade e que possam concluir seus estudos com sucesso”, afirmou o governador Eduardo Leite.
Texto e edição: Secom