Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado e Turíngia firmam acordo para ampliar cooperação internacional e formação profissional

Parceria prevê qualificação de jovens, intercâmbio de conhecimentos e aproximação entre setores produtivos

Publicação:

Uma fotografia colorida em plano geral e perspectiva ao nível dos olhos regista a assinatura de acordo de cooperação internacional e formação profissional entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a comitiva do estado alemão da Turíngia.

**As Autoridades e os Documentos (ao centro e em primeiro plano):**

* No centro da composição, duas autoridades posam em pé no palco exibindo as pastas abertas com os documentos oficiais assinados:


* À esquerda, um gestor estadual veste fato azul-escuro, camisa social azul-clara de colarinho aberto e sapatos pretos brilhantes, segurando a pasta oficial com ambas as mãos.


* À direita, a ministra da Economia da Turíngia, de cabelos escuros ondulados até aos ombros, veste blazer/casaco escuro de corte amplo sobre camisa branca de gola redonda, calças escuras e sapatos brancos, segurando o exemplar do acordo assinado.





**O Painel de Fundo e o Ambiente (ao fundo e à direita):**

* Ao fundo, destaca-se um grande ecrã de LED dividido em faixas:


* Na faixa superior em azul-claro, lê-se em destaque a inscrição em letras brancas: **"Mesa-redonda e networking com a delegação do estado alemão da Turíngia"**, acompanhada por ilustrações em vetor dos horizontes urbanos (skylines) com monumentos icónicos.


* Na faixa central e inferior, figuram os logótipos institucionais do governo da Turíngia (**LEG Thüringen**), da **AHK** (Câmara Brasil-Alemanha) e da **FIERGS** (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul).




* Na extremidade direita em primeiro plano, observa-se a lateral de um púlpito com um monitor vertical a replicar a identidade visual do evento.


* A iluminação de palco é uniforme e limpa, destacando as autoridades e os documentos do ato oficial.
Cooperação prevê oportunidades para jovens do RS e intercâmbio nas áreas de agricultura e desenvolvimento econômico - Foto: Emerson Corrales/Ascom Sedec

O governo do Estado, por meio do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leandro Evaldt, e a ministra da Economia, Agricultura e Áreas Rurais da Turíngia, Colette Boos-John, assinaram, nesta quinta-feira (5/11), em Porto Alegre, uma Declaração Conjunta de Intenções que estabelece as bases para a aproximação entre as duas regiões. Pelo entendimento, o Rio Grande do Sul será considerado uma polo prioritária da iniciativa alemã Thalent, voltada à atração e à qualificação de profissionais.

Com esse acordo, o Rio Grande do Sul amplia sua presença nas relações internacionais por meio de uma iniciativa de cooperação focada em ensino e capacitação. A porposta prevê oportunidades de formação profissional na Turíngia para jovens do RS, especialmente nas áreas agrícola, florestal e de horticultura, além do fortalecimento do ensino da língua alemã, do intercâmbio entre instituições de ensino e empresas e da aproximação entre os setores produtivos das duas regiões.

A iniciativa também contempla a troca de experiências sobre tecnologias e práticas de agricultura moderna e sustentável, com iniciativas que buscam gerar benefícios mútuos e ampliar as perspectivas profissionais dos participantes. Adicionalmente, prevê a pretensão de cooperação bilateral nas áreas de desenvolvimento econômico, investimentos, inovação sustentável, parcerias e oportunidades de negócio.

Novas oportunidades para jovens e empresas

Para a ministra Colette Boos-John, a integração representa uma chance de aprofundar os vínculos entre as regiões e construir novas possibilidades de desenvolvimento conjunto. “O Rio Grande do Sul é um parceiro importante para a Turíngia. Queremos fortalecer essa relação por meio da formação profissional, do intercâmbio de conhecimentos e da aproximação entre jovens, instituições de ensino e empresas. A cooperação permite compartilhar experiências e construir oportunidades que beneficiem ambas as regiões”, destaca.

Evaldt ressalta que a iniciativa reforça a estratégia de ampliar a inserção internacional do Estado e criar conexões capazes de gerar oportunidades concretas para a economia e para a população. “O Rio Grande do Sul tem vocação para o diálogo internacional e reúne condições para estabelecer parcerias estratégicas com diferentes regiões do mundo. Essa aproximação com a Turíngia fortalece nossa capacidade de cooperação, abre novas perspectivas de qualificação para os jovens do RS e conecta nosso Estado a experiências internacionais de formação, inovação e desenvolvimento econômico”, afirma. 

Os próximos passos incluem a criação de um grupo de trabalho conjunto, com previsão da primeira reunião em até dois meses após a assinatura, para definir prioridades, parceiros e um cronograma de implementação.

Texto: Ascom Sedec
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul