Governo do Estado estimula união de pequenas empresas da região serrana
Publicação:
A governadora Yeda Crusius autorizou a prorrogação do prazo de vigência do convênio entre o Estado e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), visando à integral implementação do Programa Redes de Cooperação. Com coordenação da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) e apoio da UCS, a meta é buscar a formação de redes de cooperação entre as empresas de pequeno porte localizadas na região serrana do Estado. O treinamento dos consultores já foi realizado, em setembro último, pela Sedai.
O objetivo do programa é, através de parcerias com as universidades, buscar o fortalecimento das micros e pequenas empresas gaúchas para o enfrentamento do mercado em condições mais semelhantes às das empresas de maior porte. Para isso, são definidas estratégias comuns de aumento de competitividade, como redução e divisão de custos e riscos, acesso a novas tecnologias, conquista de novos mercados e melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. O programa já apoiou a constituição de mais de duas centenas de redes no Rio Grande do Sul, congregando, atualmente, cerca de seis mil associadas e respondendo pela geração e manutenção de 45 mil postos de trabalho.
Segundo o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, a associação dessas empresas contribui para o desenvolvimento de uma cultura diferenciada de competitividade e de enfrentamento de mercado, com repercussão positiva muito forte, a médio prazo, para a economia do Rio Grande do Sul. O governo do Estado tem que estar engajado nesse projeto. Mais importante que o ganho da economia, neste primeiro momento, é a mudança de comportamento, com o desenvolvimento de uma nova cultura para enfrentar, de forma cada vez mais competitiva, as desigualdades exigidas pelo mercado nacional e internacional, acrescenta.