Governo do Estado estreia novo site oficial nesta segunda-feira
Publicação:

A partir desta segunda-feira (26), as notícias e informações sobre a prestação de serviços públicos de órgãos do governo do Estado serão acessadas, pela imprensa e o público em geral, através de uma outra interface. É o novo site oficial do Executivo, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom). O endereço (www.rs.gov.br) permanece o mesmo.
A repaginação buscou tornar o site mais ágil, intuitivo e de fácil navegação para se adequar às necessidades de quem busca informação sobre o que acontece no Executivo gaúcho pela internet.
O site, com interface atualizada, será responsivo, ou seja, adapta automaticamente o tamanho de suas páginas (layout) à dimensão das telas onde está sendo exibido. Dessa forma, com a nova característica, os usuários que acessarem o portal a partir de um smartphone ou tablet, por exemplo, terão maior facilidade na visualização do texto e imagens.
Segundo o secretário adjunto de Comunicação, Henrique Zandoná, o governo precisa estar atento às novas ferramentas disponíveis no meio digital e aos avanços da tecnologia. “O novo site é um exemplo do aperfeiçoamento do trabalho e da busca constante por melhores entregas à população. Se procurou simplificar, facilitar e tornar mais rápido o acesso, aperfeiçoando a comunicação e ampliando ainda mais a transparência da gestão, marca do governo Sartori desde o início”, destaca.
O desenvolvimento do novo site começou a ser pensado em 2017 e foi concluído em quatro meses. Entre as novas características, a Procergs destaca que o modelo escolhido baseia-se em pesquisa realizada em sites governamentais de todo o Brasil e exterior, e no feedback recebido de visitantes do antigo portal.
Novas características do novo site:
- Tem integração com o portal de serviços do Estado (TudoFácil);
- Consolida a unidade e consistência da linguagem visual empregada pelo governo em plataformas digitais, mais moderna e atual;
- Conteúdos reorganizados e mais facilmente encontrados, trazendo mais informações relevantes e serviços em sua página principal;
- Estrutura responsiva, adaptada à exibição de seu conteúdo em diferentes dispositivos;
- É adaptado ao modelo de acessibilidade em Governo Eletrônico;
- Tem uma seção exclusiva para Agência de Notícias;
- Possibilita uma navegação mais segura, pois utiliza conexão HTTPS.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Léa Aragón/ Secom