Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo e Pão dos Pobres lançam nova fase de programa socioeducativo

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 16.08.2016: A secretária de Políticas Sociais e da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, acompanhou, nesta terça-feira (16), o ato inaugural do POD Socioeducativo, que marcou o início oficial do atendimento da
Secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, participou do lançamento - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O governo do Estado e a Fundação O Pão dos Pobres lançaram, nesta terça-feira (16), a nova fase do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Socioeducativo. Pelo convênio, 65 jovens egressos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), com idades entre 12 e 21 anos, vão receber educação profissionalizante e certificado ao completarem um ano de curso.

A secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, desejou aos jovens participantes que aproveitem a oportunidade. Ao se referir ao programa, ela disse que ao invés de construir novas unidades da Fase o ideal é que os recursos fossem direcionados para o POD Socioeducativo. "Com os recursos que vamos utilizar na ampliação de uma unidade poderíamos atender mais jovens", explicou. Maria Helena informou que o governo trabalha na expansão do número de vagas.

A secretária citou outros programas que beneficiam crianças e adolescentes, como o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), presente em 260 municípios, e as Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), instaladas em 1.805 escolas estaduais. "Se tivermos crianças bem atendidas no início da vida, uma boa escola e o atendimento nos Centros da Juventude, no futuro teremos menos casas de detenção e mais programas de oportunidades", avaliou.  

O gerente socioeducativo do Pão dos Pobres, João Rocha, ressaltou que os seis anos de execução do POD Socioeducativo na instituição representaram evolução. Segundo ele, para cada real investido numa criança há o retorno de R$ 7. Para o presidente da Fase, Robson Zinn, o programa trabalha na construção da liberdade, gerando oportunidade de reconstrução da vida pessoal, familiar e profissional. Ele elogiou o trabalho social da Fundação Pão dos Pobres e informou que a Fase trabalha para expandir o POD para outros municípios.

Após a solenidade de lançamento, foi promovido um debate sobre a socioeducação no contexto juvenil. 

Texto: Ascom SJDH
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul