Governo firma convênio para qualificação turística na região Nordeste
Publicação:
O Governo do Estado firmou convênio com a Associação dos Municípios da Região Nordeste do Estado para o desenvolvimento do projeto Qualificação Turística da Região Nordeste em Práticas de Hospitalidade e Excelência do Atendimento, no âmbito da Consulta Popular.
O Programa Estruturante Nossas Cidades, dentro do Projeto Caminhos do Turismo, tem iniciativa semelhante. O objetivo é planejar a atividade turística com ênfase na melhoria da infraestrutura, qualificação de mão de obra e gestão da informação. A meta da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer é capacitar 1,3 mil pessoas para atendimento turístico no Estado. O público-alvo é formado por turistas, investidores do segmento, população local, empreendedores e gestores municipais de turismo. O projeto busca garantir o crescimento da atividade turística regional, gerando trabalho e renda à população e mais desenvolvimento aos municípios e suas regiões.
De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), referentes a 2005, o Rio Grande do Sul vem se transformando em mercado receptor no que se refere ao turismo doméstico. O gasto diário per capita do turista teve uma nova ordenação a partir de 2005 (R$ 36,19), sendo que todos esses gastos médios eram menores em 2001 (R$ 22,67), representando um crescimento de 59,5%.