Governo inaugura Casa da Economia Solidária em Pelotas
Publicação:
A Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa inaugura, nesta quarta-feira (08), às 16h30, a 3ª Casa da Economia Solidária, desta vez no município de Pelotas. O espaço, que irá funcionar na rua Lobo da Costa, nº 1274, vai abrigar os empreendimentos solidários locais. As outras duas casas já inauguradas estão localizadas em Santana do Livramento e em Porto Alegre.
Na casa também serão alocadas as políticas públicas de formação, qualificação, finanças e acesso ao sistema nacional de comércio justo e solidário. As Casas da Economia Solidária são coordenadas pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) em parceria com o Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol) e o Fórum Gaúcho da Economia Solidária.
O projeto prevê a instalação de uma casa em cada uma das nove regiões funcionais do Estado, onde serão comercializados artesanatos, roupas, calçados, utensílios de cozinha e produtos da agricultura familiar.
Conforme a diretora do Departamento de Fomento e Incentivo à Economia Solidária da Sesampe, Nelsa Nespolo, os empreendimentos poderão se instalar nas casas, desde que se enquadrem nos padrões de certificação solidária. A certificação identifica os empreendimentos solidários que atuam no RS, os quais têm prioridade na execução das políticas públicas para o setor. Ainda vão obter tratamento diferenciado em certames licitatórios de compras e bens e serviços pelo governo do Estado, conforme respectiva Lei Estadual. O documento de certificação passa pela análise do Comitê Regional de Certificação e será validado e emitido pelo Cesol, explica. A próxima inauguração será em Caxias do Sul no dia 21 de maio.
Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom