Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo Leite prepara implantação de centro estadual de triagem de animais silvestres no Rio Grande do Sul em parceria com Ibama

Unidade contará com atendimento clínico-veterinário, reabilitação e destinação de animais resgatados e apreendidos

Publicação:

Governo Leite prepara implantação do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres no RS em parceria com Ibama
Novo centro irá receber animais vítimas de tráfico, maus-tratos ou abandono, oferecendo cuidados e preparando-os para a soltura - Foto: Igor de Almeida/Ascom Sema

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assinaram na quinta-feira (18/12) um protocolo de intenções para implantação, estruturação e gestão compartilhada de uma unidade estadual do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no município de Sapucaia do Sul. A medida vai fortalecer a política pública de proteção e conservação da fauna silvestre no Rio Grande do Sul.

O Cetas é um espaço destinado à recepção, identificação, triagem, quarentena, atendimento clínico-veterinário, reabilitação e destinação de animais silvestres provenientes de ações de fiscalização, resgates ou entregas voluntárias. A unidade irá receber animais vítimas de tráfico, maus-tratos ou abandono, oferecendo cuidados veterinários e preparando-os para a soltura, sendo essenciais na proteção da biodiversidade. O principal objetivo do Cetas é devolver o animal silvestre à natureza ou encaminhá-lo para locais autorizados, atuando na conservação da fauna brasileira. 

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou que o acordo representa um marco, com atuação integrada entre Estado e União. “A assinatura dessa parceria representa um avanço significativo na política ambiental do Rio Grande do Sul. A implantação de um Cetas estadual consolida uma estrutura pública robusta e especializada, que será construída de forma conjunta, para o cuidado da fauna silvestre, garantindo mais eficiência, transparência e responsabilidade na gestão ambiental”, afirmou.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, ressaltou que o Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo, e o órgão, apesar de sua atuação nacional, se fortalece a partir da cooperação com os Estados. “Essa parceria com a Sema amplia a capacidade de atendimento e de gestão da fauna silvestre no Rio Grande do Sul, assegurando padrões técnicos, sanitários e de bem-estar animal alinhados às normas federais”, afirmou Agostinho.

O ato de assinatura também contou com presença da superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Diara Sartori; da promotora de Justiça Annelise Steigleder; e do Coronel Rodrigo Gonçalves dos Santos, representando o Comando Ambiental da Brigada Militar.

Texto: Tamires Tuliszewski/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul