Governos do RS e dos Emirados Árabes Unidos querem estreitar relações
Publicação:

O governador José Ivo Sartori, a primeira-dama e secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, receberam a visita oficial da embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Hafsa Al Ulama, e de uma comitiva do país. O encontro foi para discutir possibilidades de aumentar as relações entre o Estado e os Emirados Árabes Unidos, especialmente nas áreas comerciais e turísticas. A reunião foi no Palácio Piratini, nesta segunda-feira (22).
A embaixadora disse que a intenção é se aproximar do governo federal, mas também dos estados, individualmente. "Temos uma relação muito boa com o Brasil, nossa balança comercial é muito forte, mas acreditamos que temos potencial para aumentar ainda mais o volume de exportações e importações com cada região, principalmente no que diz respeito à agricultura e aos programas de segurança alimentar", afirmou.
Segundo o secretário Fontana, o RS exporta, por ano, cerca de 160 milhões de dólares para os Emirados Árabes Unidos, a maior parte em produtos dos setores primário, metalmecânico e coureiro calçadista. "São números importantes, ainda não é um dos principais destinos de exportações, mas sabemos que existe um potencial enorme. E também os Emirados Árabes Unidos têm muitos investidores internacionais que estão baseados lá, então queremos mostrar nosso catálogo de oportunidades e fazer com que essas parcerias realmente saiam do papel", explicou.
Encontro busca ampliar relações, especialmente nas áreas comerciais e turísticas. Luiz Chaves/Palácio Piratini
Sartori agradeceu a visita e colocou a Sala do Investidor à disposição do governo árabe. A Sala do Investidor, vinculada à Sdect (Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), é um projeto inovador que oferece atendimento especializado, tanto físico quanto virtual, às empresas que desejam investir no estado.
O governador também destacou a questão do intercâmbio turístico. "As obras de ampliação e modernização do aeroporto Salgado Filho vão facilitar muito essa aproximação. A experiência da Fraport (empresa alemã que ganhou a concessão para administrar o aeroporto gaúcho) nos dá total segurança nesse sentido, por todo conhecimento operacional dos alemães", afirmou.
Participaram a representante e diretora-geral para América Latina do First Abu Dhabi Bank, Angela Martins, o diretor chefe da Dubai Chamber no Brasil, João Paulo Paixão, o segundo-secretário da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, Abdelrahman Almaazmi, e a analista política da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, Patricia Torres Seroa da Motta.
Texto: Vanessa Felippe
Edição: Gonçalo Valduga/Secom