Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governos federal, estadual e municipal se unem para proteger crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo

Publicação:

Ao lado do palco que irá abrigar os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, na Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional, ocorreu na manhã desta quinta-feira (31) o Seminário Municipal de Planejamento Estratégico de Proteção à Infância
Governos federal, estadual e municipal se unem para proteger crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo

Ao lado do palco que irá abrigar os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, na Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional, ocorreu na manhã desta quinta-feira (31) o Seminário Municipal de Planejamento Estratégico de Proteção à Infância em Megaeventos e na Copa 2014. Com o intuito de integrar e planejar as ações para proteger crianças e adolescentes durante o mundial de futebol, o seminário reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de instituições que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente.

Representando a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado (SJDH), a diretora do Departamento de Justiça, Rubia Abs da Cruz, falou da Jornada Estadual Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que este ano é voltada para a Copa. Por esse motivo, as audiências públicas vêm sendo realizadas nas cidades habilitadas a serem centros de treinamento das seleções. Já aconteceram encontros em Lajeado, Canela, Bento Gonçalves e Farroupilha. Em Porto Alegre, a jornada irá ocorrer no dia 29 de novembro. Rubia também apresentou o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da SJDH, que prevê um conjunto de ações para crianças, adolescentes e jovens em todo o Estado.

Estamos trabalhando a sensibilização dos gestores municipais e da rede de proteção à criança e ao adolescente. Também iremos criar um guia onde será especificada a função de cada órgão da rede e para onde encaminhar as vítimas crianças, explicou a diretora do Departamento Justiça.

O coordenador do Programa Infância e Juventude Protegidas, da prefeitura de Porto Alegre, Carlos Simões, apresentou as ações do Comitê Local de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos. Segundo ele, a capital gaúcha tem 21 redes que trabalham em 10 microrregiões com os conselhos tutelares para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Claudia Machado, do Comitê de Enfrentamento à Exploração Sexual, disse que o órgão deve agir durante a Copa da mesma maneira que age no Carnaval, preventivamente.

Denúncias
Durante o encontro, ficou definido que as escolas estaduais e municipais irão seguir calendário normal de aulas durante os jogos da Copa. Um aplicativo para celular será desenvolvido para denúncias de abuso e exploração sexual infanto-juvenil e trabalho infantil. Também será disponibilizado um local no Cais do Porto para receber crianças perdidas ou recolhidas durante o evento.

Participaram ainda da abertura do seminário a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Angélica Goulart, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o secretário de Governança Local da Capital, Cezar Busatto.

Texto e foto: Priscila Abrantes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul