Grupo Geda aborda as sensações de Clarice Lispector por meio da dança contemporânea
Publicação:

O grupo Geda Companhia de Dança Contemporânea vai abordar, por meio da dança, as diversas facetas da escritora Clarice Lispector e de sua obra. A performance ocorre na quinta-feira (28), às 15h, no Memorial do Rio Grande do Sul. Durante a apresentação, o público vai percorrer as dependências do Memorial do RS para acompanhar o espetáculo, em três atos distintos.
A estrangeiridade de sua prosa, a singularidade dos seus livros e os movimentos que executou, desde o nascimento até a morte, provocam a concepção da obra solo que enfatiza a perturbação e a inquietação dessa mulher paradoxal, sombria e corajosa. Sua intimidade com as palavras refletiu a necessidade de se expressar em uma moldura gestual, ora sofisticada ora impregnada de mágoas e reflexões sobre a vida.
A apresentação tem direção e coreografia de Maria Waleska Van Helden e performance da bailarina Fabiane Severo.
Tocar nas sensações de Clarice Lispector contaminou todo o elenco. “Nesse espetáculo, a vida da instigante mulher se transforma em movimento e chega ao público com revelações plurais, mesmo ela sendo singular, e que, dentro de si carregava uma imensidão de gestos, deslocamentos e movimentos”, revelou a coreógrafa.
A obra conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS FAC, Lei 13.490/10) e ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 - Circulação.
SERVIÇO
O quê: Espetáculo 'Não me toque estou cheia de lágrimas - Sensações de Clarice Lispector'
Quando: Quinta-feira (28), às 15h
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada franca.
Texto: Mariângela R. Machado/Ascom Memorial do RS
Edição: Sílvia Lago/Secom