Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Grupo técnico sobre pontes e viadutos avalia revisão de procedimentos e normas

Publicação:

O secretário adjunto de Infra-Estrutura e Logística, Adalberto Silveira Netto, reuniu-se, nesta terça-feira (26), com integrantes do grupo técnico para monitoramento de obras de arte especiais (pontes e viadutos) no Estado, composto por representantes do Crea, Sergs, Daer, Dnit, Defesa Civil e escolas de engenharia da UFRGS, PUCRS e Unisinos.

No primeiro encontro de trabalho do grupo, criado em 15 de janeiro, foi discutida a necessidade, pelas universidades, de fomento à capacitação profissional de engenheiros e também de técnicos de nível médio especializados para inspeção de pontes e viadutos. Outros pontos avaliados foram revisão de procedimentos de inspeção, de normas e de quesitos de projetos de novas travessias e investimento na informatização do cadastro de obras de arte especiais do Daer.

Segundo o diretor de Obras do Daer, Jeferson Couto, a autarquia tem hoje, sob sua responsabilidade, aproximadamente mil obras de arte especiais, situadas nos 17 distritos operacionais do Daer. Conforme Couto, atualmente são realizadas três tipos de inspeção pelo Daer: emergencial, quando por exemplo após a ocorrência de incidente como a cheia de um rio, fiscalização a pedido de um engenheiro de uma das coordenadorias regionais, sendo enviada equipe especializada do Daer em Porto Alegre, e por demanda de municípios. De acordo com o presidente do Crea, Luiz Alcides Capoani, existem aproximadamente 10 mil obras de arte especiais em território gaúcho, incluídas as travessias municipais.

Na reunião, foi agendada visita, na próxima semana, do grupo técnico à estrutura restante da ponte no rio Jacuí, na RSC-287, entre Agudo e Restinga Seca. A queda da travessia ocorreu em 5 de janeiro. O grupo técnico deverá se reunir em fevereiro para apreciar a evolução dos trabalhos programados.

Contratação de balsa é alternativa para restabelecer trânsito 
A contratação emergencial de serviço de balsa é solução apontada pelo governo do Estado para restabelecer a curto prazo o trânsito na RSC-287, na região central gaúcha, onde em 5 de janeiro ruiu ponte sobre o rio Jacuí.  O assunto foi tratado com os prefeitos de Agudo, Ari da Anunciação, e Tarcizo Bolzan, para avaliar a viabilidade técnica do transporte hidroviário no local. É determinação da governadora Yeda Crusius encontrar alternativas de tráfego no menor tempo possível, explicou Silveira Netto. Os dirigentes analisaram também a recuperação de estradas municipais para acesso à balsa.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul