Hemocentro do Rio Grande do Sul homenageia parceiros
Cerimônia marcou comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue
Publicação:
Com a presença de servidores do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), de parceiros e de doadores de sangue, a Secretaria da Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (25/11), a entrega dos certificados de reconhecimento aos parceiros que contribuíram para ampliar o acesso à doação voluntária no Rio Grande do Sul. Foram entregues dez certificados a entidades que auxiliaram o Estado a ampliar os estoques de sangue disponíveis para a população.
“É uma homenagem que prestamos a quem contribui com esse gesto de amor, que é a doação de sangue”, destacou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, ao reforçar que a rede de doação de sangue depende da solidariedade dos doadores e da dedicação dos servidores dos hemocentros. Aproveitando a presença dos secretários municipais de Portão e Estância Velha na solenidade, a secretária anunciou o começo das tratativas para que os dois municípios se somem à rede de apoio com a criação de pontos fixos de doação de sangue.
A diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, Kátia Brodt, salientou o esforço da gestão estadual para ampliar a rede de apoio aos hemocentros no Rio Grande do Sul, diminuindo distâncias e facilitando a doação. A ampliação conta com a criação de 11 pontos fixos de coleta, que aumentaram para 35 o número de municípios com coleta de sangue em auxílio ao Hemorgs (Porto Alegre), ao Hemopasso (Passo Fundo), ao Hemopel (Pelotas) e ao Hemosm (Santa Maria).
Homenageados
- Hospital Lauro Réus, de Campo Bom
- Doadores de Sangue de Dois Irmãos
- Secretaria Municipal de Saúde de Dois Irmãos
- Hospital Getúlio Vargas, de Estância Velha
- Secretaria Municipal de Saúde de Estância Velha
- Amor nas Veias, de Guaíba
- Hospital Nelson Cornetet, de Guaíba
- Secretaria Municipal de Saúde de Portão
- Caravana Salvando Vidas, de Sapiranga
- Hospital de Sapiranga
Ampliação do acesso
A SES, por meio dos hemocentros, tem realizado um conjunto de ações que visa ampliar o acesso à doação de sangue, diminuindo as distâncias percorridas pelos doadores. A ampliação do acesso à doação de sangue é realizada por meio da estruturação da Rede de Apoio à Doação de Sangue, que conta com o apoio dos municípios e hospitais para viabilizar suas ações.
A Rede de Apoio à Doação de Sangue se caracteriza pela cooperação entre o hemocentro e a secretaria municipal de Saúde e/ou hospital para a disponibilização de estrutura física fixa, mobiliário e recursos humanos para a realização de doações de sangue regulares, no mínimo uma vez por mês. Se não houver local para estrutura física fixa, é utilizada uma unidade móvel para as doações, com frequência mínima de uma vez por ano.
Caravana
No dia nacional do doador de sangue, o Hemorgs recebeu a visita da Caravana Salvando Vidas, de Sapiranga, que trouxe alunos do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio para a doação de sangue. Organizadora da caravana, a professora Estela Dias Schaffer contou que desde 2018 mobiliza a comunidade para as doações de sangue.
“No começo era com um carro, mas depois conseguimos ônibus para doações e hoje contamos com o auxílio da prefeitura para o transporte”, relembra Estela. Pelo menos uma vez por mês, a caravana vai ao Hemorgs, com mobilização pelas redes sociais, a partir da página do Caravana Salvando Vidas no Instagram.
Entre os doadores do Dia Nacional do Doador no Hemorgs também estavam as doadoras Cleusa Viegas e Ana Paula Tubino. As duas são doadoras regulares de sangue, comparecendo três vezes por ano ao hemocentro. “É algo que não custa nada e que pode salvar muitas vidas. Sempre procuro doar de forma voluntária, sem direcionar para uma pessoa específica e com muita boa vontade”, conta Ana Paula.