Inaugurado em Santa Rosa Centro Especializado em Reabilitação
Publicação:

O governador José Ivo Sartori inaugurou, nesta sexta-feira (17), o Centro Especializado em Reabilitação de Pessoas com Necessidades Especiais, em Santa Rosa, no Noroeste do Estado. O espaço resulta de articulação entre município, Estado e União, e faz parte da rede de atenção à pessoa com deficiência. Prestará assistência a 22 municípios da região.
Foram 11 meses até o estabelecimento entrar em operação. "Quando comunidade e sociedade se unem com o governo, temos um bom resultado", disse o governador. Sartori destacou que a crise nas finanças do Estado impõe dificuldades, mas não vai impedir de fazer o que precisa ser feito. Disse que o Executivo trabalha diariamente para preservar os serviços e a folha de pagamento.
No projeto do Centro de Reabilitação, o governo do Estado aportou R$ 230 mil, via Secretaria da Saúde, para reforma do prédio. A prefeitura investiu R$ 180 mil em equipamentos, contratou equipe e colocou o serviço em funcionamento. Ao Ministério da Saúde, compete o repasse de valores para o custeio mensal da instituição.
Com o novo Centro, os pacientes não precisam mais ir a Ijuí - que fica a cerca de 100 quilômetros - para receber atendimento. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Luiz Antônio Benvegnú, o serviço é um exemplo de como trabalhar e mudar para melhor a vida das pessoas que precisam de tratamento. O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, ressaltou a importância da parceria e destacou a confiança no governo do Estado.
No Centro, serão atendidos pacientes com problemas de perda auditiva, com a colocação de aparelhos e terapia para reabilitação da fala. Haverá acompanhamento também a crianças com deficiência cognitiva e autismo. O atendimento desses pacientes se inicia pela escola e em seguida envolve posto de saúde, família e Secretaria de Assistência Social, todos coordenados pelo Centro Especializado em Reabilitação. Na sequência, é elaborado um plano terapêutico, que estabelece o tratamento e as tarefas de cada órgão que integra a rede. A cada mês, são 50 novos atendimentos por perda auditiva e outros 25 com deficiência intelectual, além daqueles a pacientes em tratamento continuado.
Estiveram presentes no ato o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, o deputado federal Osmar Terra, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, vereadores e prefeitos da região.
Texto: Eliane Iensen
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação