Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Integrantes da missão à Argentina alinham posições e estratégias

Publicação:

BUENOS AIRES, ARGENTINA 15.08.2016: No final da tarde desta segunda-feira (15), os integrantes da missão à Argentina se reuniram no restaurante do NH Buenos Aires Florida, hotel onde os gaúchos estão hospedados, para definir a estratégia das agendas
A equipe definiu a estratégia das agendas políticas e institucionais, e técnicas e econômicas que começam na manhã desta - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

No final da tarde desta segunda-feira (15), os integrantes da missão à Argentina se reuniram no restaurante do NH Buenos Aires Florida, hotel onde os gaúchos estão hospedados, para definir a estratégia das agendas políticas e institucionais, e técnicas e econômicas que começam na manhã desta terça-feira (16). O governador José Ivo Sartori afirmou que o momento é de abrir novos caminhos e fortalecer as relações. "Somos o primeiro estado brasileiro a visitar o governo Macri. E estamos aqui com representação de todos os setores", destacou Sartori.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Fábio Branco, disse que a Argentina é o principal parceiro do Rio Grande do Sul no Mercosul, e que o Estado deve liderar as relações econômicas, científicas e culturais. "Precisamos definir uma nova estratégia com base na atitude de colaboração para estruturar eixos comuns, e juntos buscar novos mercados", acrescentou o secretário adjunto da Sdect, Renato de Oliveira.

Integram a missão, os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; da Cultura e interino do Turimo, Esporte e Lazer, Victor Hugo; o senador Lasier Martins, o deputado estadual João Fischer, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller; o secretário executivo do Codesul, Vicente Bogo; dirigentes de entidades setoriais, como Fecomércio e Sebrae/RS, empresários e representantes de instituições de ensino.

Os integrantes do governo do Estado terão as despesas pagas pelos respectivos órgãos. Já os representantes das entidades estão custeando seus gastos com passagem, alimentação e hospedagem.

Agendas

O primeiro compromisso oficial da missão será na terça-feira (16), às 10h. O governador e a comitiva serão recebidos pelo secretário argentino de Planejamento e Políticas de Ciências e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, Miguel Angel Blesa. Na pauta está a cooperação científica com enfoque nas inovações em tecnologias industriais avançadas.

Às 12h, Sartori se reúne com a governadora da província de Buenos Aires, Maria Eugenia Vidal. A intenção é intensificar a cooperação acadêmica, científica, tecnológica, econômica e cultural entre os dois estados. A agenda inclui ainda reuniões nos ministérios da Cultura, Agroindústria, Produção e Transportes.

Às 15h, a missão gaúcha será recebida pelo ministro de Agroindústria argentino, Ricardo Buryaile.

Às 16h, o governador e a comitiva serão recebidos pela chanceler Susana Malcorra, ministra das Relações Exteriores e Culto. No encontro, Sartori apresentará a política de desenvolvimento econômico e relações internacionais do Estado e poderá identificar potenciais projetos em comum com a atual gestão do presidente Maurício Macri, que já manifestou interesse em promover a aproximação.

O governador fará um balanço da missão na quarta-feira (17), às 12h, durante coletiva de imprensa na Embaixada do Brasil. Ele retorna ao Brasil antes do grupo, para se reunir com representantes do Banco Mundial (Bird), na quinta-feira (18), em Florianópolis (SC).

A missão

A viagem começou a ser preparada pela Sdect em maio deste ano, após a visita oficial do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños, ao Rio Grande do Sul para tratar da reconstrução do Mercosul. Na oportunidade, Magariños solicitou ajuda de Sartori para reativação econômica do bloco. Em julho, o tema foi pauta do encontro do governador com o ministro das Relações Exteriores, José Serra. A missão tem o apoio da Embaixada do Brasil na Argentina. Em julho de 2015, Sartori também foi ao Uruguai para tratar de acordos bilaterais com aquele país.


Texto: Mirella Poyastro, de Buenos Aires
Ediçao: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul