Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Investimento na rodovia que liga o Norte e o Planalto Médio ao porto de Rio Grande é de R$ 400 milhões

Publicação:

A governadora Yeda Crusius, acompanhada do diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem(Daer), Vicente Brito Pereira(E) grifa no mapa a região dos trechos que estão sendo concluídos da RSC-471.
Yeda Crusius inspeciona obras no eixo norte da RSC-471 - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

O investimento total RSC-471, na região do Alto da Serra do Botucaraí, que é o mais importante eixo para a ligação entre o Norte e o Planalto Médio e o porto de Rio Grande, no Sul do Estado, é de mais de R$ 400 milhões para um trecho de 110 quilômetros, divididos em três lotes. O primeiro trecho, entre Barros Cassal e Herveiras (54 quilômetros) está em andamento, com 98% da terraplanagem, 20% do revestimento e 100% das obras de arte especiais concluídos. No trecho, estão sendo gerados 1 mil empregos diretos e 400 indiretos. No trecho entre Gramado Xavier e Barros Cassal, já estão prontos 40 quilômetros.

Quando for concluída, a RSC-471 produzirá uma expressiva economia nos custos da produção das três regiões, com redução do tempo de percurso e do consumo de combustível. Outro benefício será a melhoria no trânsito da Região Metropolitana de Porto Alegre no eixo da BR-116. Milhares de veículos de carga que atualmente cruzam a Capital, para chegar ao porto de Rio Grande, mudarão a rota, passando a usar a RSC-471. O eixo Sul da rodovia foi liberado ao tráfego pelo Governo em dezembro de 2008.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul