Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Junta Comercial implanta Redesim em Canela

Publicação:

Redesim em Canela
Lançamento foi no gabinete da prefeitura e teve participação de representantes da Receita Federal, Sebrae/RS, secretários e - Foto: Vanessa Braga

O município de Canela passa a integrar a partir desta segunda-feira (16) a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Esta é a 17ª cidade gaúcha a ser contemplada com o novo sistema no estado. A iniciativa é uma parceria entre a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs) e Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A nova ferramenta vai atender a todos os usuários da região diminuindo a burocracia e abreviando o tempo de abertura de empresas e outros procedimentos para a formalização de sociedades.

O presidente da Junta, Paulo Roberto Kopschina, destacou que uma das diretrizes da sua gestão é implantar, até o final de dezembro, a Redesim em 25 municípios gaúchos. Até o momento, 17 já contam com a Rede em pleno funcionamento. Ele explica que uma das metas da Jucergs é atender aos clientes com eficiência e qualidade. “A Redesim permite uma sistemática padronizada das atividades, desburocratizando os trâmites de abertura, fechamento e alteração de empresas sem a necessidade do empresário sair de Canela”, ressalta o dirigente. Kopschina disse que o novo sistema busca a integração por meio de uma única entrada de dados entre os órgãos e entidades conveniadas. “Os empresários não precisarão mais percorrer várias secretarias e órgãos para oficializar seus negócios”, finalizou o presidente da Jucergs. 

Para o prefeito de Canela, Cleomar Eraldo Port, a implantação da Redesim no município é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da cidade que, com suas belezas naturais e eventos atrai turistas de todo o país e do exterior. Dentre os benefícios, o prefeito aponta a base de dados centralizada e compartilhada, incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas e a redução do custo operacional das partes envolvidas.

O secretário de Desenvolvimento de Canela, Jonas Ludwig, destacou que entre as novidades está a adesão da Redesim à etapa de consulta de viabilidade, serviço em que o empresário fica sabendo se pode utilizar o nome escolhido para a empresa e registrá-la no local pretendido. Assim, a entrega dos documentos para registro e licenciamento do empreendimento ocorre em local único, no espaço da Junta Comercial da cidade. “Com o novo sistema, o município e os empresários terão um suporte favorável ao progresso, trazendo agilidade e precisão no processo de implantação de novos empreendimentos”, afirmou. Segundo ele, a adesão à Rede também permite um aumento de arrecadação para Canela, além de promover o empreendedorismo na Serra.

O lançamento oficial da Redesim ocorreu no gabinete da prefeitura e teve a presença de representantes da Receita Federal, Sebrae/RS, secretários e outras lideranças empresariais.


Texto: Denise Rodrigues/Ascom Jucergs
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul