Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lagoas estão entre as opções de lazer preferidas pelos veranistas

Publicação:

02.02.12: Complexo lagunar do litoral norte oferece opção de lazer com áreas balneáveis.
Lagoa dos Barros - Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini

Enquanto a maioria dos veranistas recorre ao mar para aliviar o calor nestes dias de altas temperaturas, outros preferem as bonitas lagoas espalhadas por todo o litoral. Dentre as dezenas balneários que formam o complexo lagunar do Litoral Norte e a bacia hidrográfica do Rio Tramandaí, apenas o balneário da Prainha, na Lagoa Peixoto, em Osório, foi considerada imprópria para banho nesta semana.

Os testes de balneabilidade foram realizados pela Fundação de Proteção Ambiental (Fepam). No entanto, há outras opções: as lagoas dos Quadros, em Capão da Canoa; dos Barros, em Santo Antônio da Patrulhas; e a lagoa de Itapeva, em Torres. Além dessas, outras se espalham pelas praias de Osório, Tramandaí, Cidreira, Xangri-lá, Arroio do Sal e Balneário Pinhal, com opções para camping, pesca amadora, esporte e lazer.

Os salva-vidas estão presentes nas lagoas de Cidreira, de Pinhal e dos Barros. Comandante do polo de Capão da Canoa, major Wagner Alves orienta os frequentadores a se banharem em locais atendidos por estas guaritas e a utilizarem equipamentos de segurança, no caso de praticantes de esportes náuticos. Também é importante se informar sobre as condições do local e não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água, aconselha.

Natural de Canoas e veranista de Cidreira, o comerciante Gilso Pereira Cezar não esconde a preferência. Em uma tarde ensolarada, trouxe a esposa, as duas filhas, o genro e a neta para curtir o dia todo nas águas límpidas das praias da Lagoa dos Barros. Aqui é mais tranqüilo, tem menos gente e não tem aquele vento nordestão que vem do mar, elogia, enquanto brinca com a netinha Isadora, de nove meses, debaixo de um guarda-sol encravado na beira da lagoa.

Texto: Juliano Pilau
Foto: Eduardo Seidl/ Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul