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Leite assina decreto que moderniza gestão e fiscalização de contratações de serviços terceirizados

Norma garante mais segurança jurídica e rapidez na proteção dos trabalhadores em casos de inadimplência das empresas contratadas

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Um grupo de 12 pessoas, formado por homens e mulheres, posa sorridente para uma foto em um ambiente formal, com decoração elegante e piso de madeira trabalhada. Todos estão vestidos com roupas sociais, adequadas a um evento corporativo ou institucional. Ao centro, duas pessoas seguram um documento oficial aberto, emoldurado com capa vermelha, como um certificado ou contrato.
Ao fundo, há uma tela grande com o texto:
"OUTUBRO | 2025
GESTÃO DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS
Novas regras para a gestão contratual", indicando que o evento se relaciona com mudanças ou diretrizes em contratos terceirizados. O ambiente parece ser um salão de eventos governamental ou institucional, com cortinas douradas, colunas e lustres de parede.
Decreto amplia a proteção aos trabalhadores e garantindo maior segurança jurídica e eficiência na execução dos serviços públicos - Foto: Vitor Rosa/Secom

O governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (9/10), no Palácio Piratini, o decreto que moderniza a gestão e a fiscalização das contratações de serviços terceirizados no âmbito do Executivo estadual. A nova norma atualiza a regulamentação anterior, adequando-a às regras da Lei Federal nº 14.133/2021, e traz avanços para o controle, a transparência e a proteção dos trabalhadores. 

A principal inovação é a criação de uma conta vinculada a cada contrato, em atenção à Lei Estadual nº 16.110/24, que permitirá ao Estado reter valores referentes a encargos trabalhistas — como férias, 13º salário e FGTS —, garantindo o pagamento aos empregados mesmo em situações de inadimplência das empresas contratadas. A medida reduz riscos de interrupção de serviços essenciais, como limpeza, vigilância e manutenção de prédios públicos. 

“Estamos fortalecendo a governança e garantindo que o Estado atue com mais agilidade, segurança e responsabilidade na proteção dos trabalhadores e na continuidade dos serviços públicos. Essa modernização representa um avanço importante para tornar a gestão mais transparente, eficiente e justa. Com o decreto assinado nesta manhã, aprimoramos os mecanismos de controle e fiscalização dos contratos terceirizados, que hoje envolve cerca de 15 mil pessoas em todo o Estado”, afirmou o governador Eduardo Leite durante o ato de assinatura.

Em um ambiente formal e bem iluminado, um homem de terno azul marinho assina um documento oficial apoiado sobre uma pequena mesa de madeira entalhada, em primeiro plano. Ele segura o documento com uma das mãos e assina com a outra, com expressão concentrada. Ao fundo, uma grande tela digital exibe o título “Gestão de Contratos Terceirizados – Outubro 2025”. À direita, outro homem de terno escuro observa a cena com uma mão no ombro de um terceiro homem que veste colete preto com a bandeira do Rio Grande do Sul. À esquerda, uma mulher loira de expressão séria observa a assinatura. Ela usa calça bege, casaco marrom estampado e crachá.
O local tem cortinas douradas, paredes decoradas e lustres elegantes, reforçando o caráter solene do evento.
"Essa modernização representa um avanço importante para tornar a gestão mais transparente, eficiente e justa", destacou Leite - Foto: Vitor Rosa/Secom

O novo decreto também amplia o rol de documentos exigidos das empresas contratadas, aprimora o sistema de fiscalização dos contratos, facilita o pagamento direto aos trabalhadores em casos de descumprimento das obrigações trabalhistas e atende às condicionantes impostas pelo julgamento do Supremo Tribunal Federal (Tema 1.118). O fluxo operacional será automatizado pelo Sistema de Gestão de Contratos Públicos (GCP), que se integrará ao sistema financeiro do Estado e ao banco oficial, reforçando a rastreabilidade das informações e a segurança dos processos.

A modernização do marco legal foi resultado de trabalho conjunto entre a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), responsável pela elaboração jurídica da norma, e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que gerencia os contratos de serviços terceirizados no governo estadual. Participaram do ato o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e a titular da SPGG, Danielle Calazans, além de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Justiça do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Por meio de uma atuação conjunta, chegamos a um decreto que moderniza e traz regramentos mais rigorosos para as contratações. Agora temos instrumentos que nos darão a garantia de pagamento ao trabalhador em caso de alguma dificuldade financeira da empresa terceirizada”, salientou o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Redução dos passivos trabalhistas e proteção aos trabalhadores

A atualização do decreto representa um avanço na gestão contratual do Estado, reduzindo passivos trabalhistas, ampliando a proteção aos trabalhadores e garantindo mais segurança jurídica e eficiência na execução dos serviços públicos.

“A implementação das novas regras representa um avanço fundamental na transparência dos processos e na proteção dos trabalhadores. Com o novo decreto, fortalecemos os mecanismos de controle e fiscalização, garantindo mais transparência, controle e a continuidade dos serviços prestados à população. A SPGG tem papel central nesse processo para reforçar as boas práticas de governança e aprimorar a gestão contratual no Estado”, reforçou a titular da SPGG, Danielle Calazans.

A Central de Licitações (Celic), vinculada à SPGG, desempenhou um papel estratégico na elaboração do decreto. Para garantir a efetividade das novas regras, foi realizado um amplo benchmarking com órgãos como a União, a Caixa Econômica Federal e o governo da Bahia, buscando as melhores práticas nacionais. O sistema que embasa o levantamento dos valores da conta vinculada será administrado pela própria Celic.

Participaram também da elaboração do decreto, a coordenadora da Procuradoria Trabalhista (PTrab), Andréia Über Espiñosa; a coordenadora-geral adjunta para Assuntos de Licitações e Contratos da PGE, Fernanda Foernges Mentz; a subchefe jurídica da Casa Civil, Maria Patrícia Möllmann, e a coordenadora setorial na Subsecretaria da Administração Central de Licitações, Melissa Guimarães Castello.

Texto: Ascom SPGG e Ascom PGE
Edição: Secom

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