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Leite autoriza início das obras de mais um trecho na ERS-348, entre Agudo e Dona Francisca

O investimento será de R$ 169,76 milhões para reconstrução de 13 quilômetros

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Uma foto de um grupo de treze pessoas (doze homens e uma mulher) em um salão formal, celebrando a autorização de obras. O grupo está posicionado em arco, sorrindo para a câmera, com o governador Eduardo Leite no centro.

Eduardo Leite (de camisa social azul-clara, calças claras e tênis brancos) está segurando um documento aberto (possivelmente a autorização ou convênio) com outros seis homens que também estendem as mãos para tocar a pasta aberta. Os homens vestem camisas sociais, ternos ou blazers. A única mulher no grupo está à direita, vestindo uma calça escura e uma blusa branca com ombros estruturados.

O ambiente é luxuoso, com um piso de madeira em parquet com padrão geométrico de losangos. O fundo tem paredes verde-claras com detalhes em moldura dourada e, no centro, duas bandeiras (a do Brasil e a do Rio Grande do Sul) em mastros altos, emolduradas por cortinas douradas. Em primeiro plano, no canto inferior esquerdo, parte de um celular é visível sendo segurado pela mão de alguém que tira uma foto.
Planejamento prevê conclusão em 12 meses e reforça compromisso com infraestrutura segura - Foto: Vitor Rosa/Secom

O governador Eduardo Leite autorizou, nesta segunda-feira (17/11), em ato no Palácio Piratini, o início das obras de reconstrução da ERS-348, entre Agudo e Dona Francisca, na região Central do Estado. Os 13 quilômetros que foram os mais impactados pelas chuvas de 2024 na rodovia receberão investimento de R$ 169,76 milhões. O aporte total na estrada, incluindo mais um trecho de dez quilômetros e duas pontes, soma R$ 229,45 milhões. 

A obra, que será executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), terá início pelo trecho mais próximo a Agudo. Os primeiros trabalhos serão de limpeza e remoção do material proveniente da erosão para depois ser realizada a reconstrução dos aterros. Também serão abertos os caminhos de serviço para execução dos viadutos de várzea. 

O governador relembrou a tragédia climática do ano passado e os estragos provocados, ressaltando que as obras que serão realizadas no trecho vão além da reconstrução, contemplando uma nova infraestrutura, aprimorada e resiliente. “Essa foi uma rodovia que tornou-se simbólica pela destruição que ocorreu no RS no ano passado em razão das enxurradas. Tivemos 95% dos municípios gaúchos afetados e tudo isso fez com que a demanda explodisse em termos de infraestrutura no nosso Estado. E no caso deste trecho, não poderíamos apenas refazer a rodovia que lá existia, mas sim construir uma nova. Da forma como era, a rodovia sofreu diversos rompimentos com a força das águas quando do extravasamento do rio. Por isso, vamos construir uma nova estrada, melhor, mais resiliente, com trechos elevados e capacidade de suportar novos eventos climáticos. Esse planejamento demandou tempo, mas agora celebramos o início das obras, que vai ocorrer ainda nesta semana, com a previsão de conclusão em 12 meses”, destacou. 

Uma foto do governador Eduardo Leite discursando em um evento ou cerimônia formal. Ele está em pé atrás de um púlpito de acrílico transparente, falando em um microfone. Ele veste uma camisa social azul-clara de manga comprida e calça jeans. O púlpito possui uma imagem estilizada em cores primárias (verde, amarelo e vermelho) que se assemelha ao mapa do Rio Grande do Sul ou um emblema.

Em primeiro plano e no fundo, pessoas do público estão sentadas, algumas aplaudindo, de costas para a câmera, com foco desfocado. O fundo é dominado por uma grande cortina de veludo dourada. À direita do orador, estão hasteadas as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. O ambiente tem paredes claras com molduras e a iluminação é concentrada.
"Vamos construir uma nova estrada, melhor, mais resiliente e com capacidade de suportar novos eventos climáticos", disse Leite - Foto: Vitor Rosa/Secom

O secretário da Selt, Juvir Costella, destaca que o Estado dá um passo importante para retomar a trafegabilidade da ERS-348. “Em outubro iniciamos a recuperação do trecho entre São João do Polêsine e Dona Francisca, as obras das pontes sobre o arroio Guarda Mor e sobre o rio Soturno estão avançando. Agora conseguimos entrar no trecho mais complexo. Seguimos firmes no compromisso de entregar a infraestrutura adequada para a população dessa região.”  

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, recorda que a forma como as chuvas impactaram a região exigiu estudos mais aprofundados, por envolver questões hidrológicas para verificar a dimensão e o local adequado, especialmente para a construção de dois viadutos. “Vamos conseguir atender o pedido da população para incluir essas estruturas, mas principalmente, temos um projeto dimensionado para se manter seguro frente a situações climáticas.” 

Obra de rodovia e pontes estão em andamento

Também na ERS-348 está em andamento a recuperação da rodovia entre São João do Polêsine e Dona Francisca, onde serão reconstruídos dez quilômetros, com investimentos de R$ 33,2 milhões. A obra começou em outubro. 

Em setembro, foram iniciadas as obras de duas pontes na ERS-348, uma sobre o Arroio Guarda Mor e outra sobre o Rio Soturno, com investimento de R$ 26,5 milhões. As duas estruturas, levadas pelas enchentes de 2024, devem ser concluídas em 2026. 

A nova ponte sobre o Arroio Guarda Mor, no trecho entre Ivorá e o acesso a Faxinal do Soturno, terá 120 metros de extensão, 12 metros de largura e mão dupla. Será 3,42 metros mais alta do que a anterior, aumentando sua segurança e resiliência. O investimento total será de R$ 11,8 milhões.

Texto: Ascom Daer
Edição: Secom

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