Leite defende mais autonomia e protagonismo para os municípios
O governador participou da sessão solene de abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Publicação:

O governador Eduardo Leite participou, nesta terça-feira (20/5), da sessão solene de abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, principal encontro do movimento municipalista no país. Com o tema “Autonomia Municipal – a força que transforma o Brasil”, o evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, e reuniu prefeitos de todas as regiões do país.
Diante de uma plateia com centenas de gestores municipais, Leite defendeu um novo pacto federativo que amplie a autonomia de Estados e municípios e combata a concentração de poder e recursos na esfera federal.
“O Brasil é uma federação feita pela soma das partes: municípios, Estados e União. Mas seguimos convivendo com um modelo que concentra decisões e recursos em Brasília, enquanto transfere obrigações subfinanciadas para os demais entes. Isso está errado e precisa mudar”, afirmou.
Leite destacou que essa luta por maior descentralização é histórica e tem raízes em movimentos regionais como a Revolução Farroupilha.
“Foi pela pressão das regiões que o Brasil começou a se constituir como uma federação. Mas ainda hoje temos um modelo centralizador que não condiz com a diversidade e a escala continental do nosso país”, disse.

Ao citar as ações do governo gaúcho em apoio aos municípios, o governador lembrou que o Estado tem atuado de forma direta e desburocratizada, especialmente no contexto da reconstrução pós-enchentes. Leite também reforçou o compromisso com uma gestão municipalista e o diálogo constante com as prefeituras.
“Sou um governador com cabeça de prefeito. E isso não me diminui. Pelo contrário, isso me amplia. Quero prefeitos que demandem, que cobrem, porque quanto mais soubermos das dores de cada município, melhor poderemos ajudar. Se os municípios vão bem, o Estado vai bem. Se os municípios vão bem, o Brasil vai bem”, concluiu.
A participação de Eduardo Leite na marcha foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e por dezenas de prefeitos gaúchos, que compareceram ao evento para defender as pautas locais.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom