Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite participa de lançamento do Dia do Patrimônio Cultural do Estado

Publicação:

Governador participa de evento de lanc?amento do Dia Estadual do Patrimo?nio Cultural
As atividades comemorativas inauguradas por Leite se estendem por todo o final de semana em cerca de 60 municípios do RS. - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul celebrou, neste sábado (17/8), o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, criado por meio de decreto em abril deste ano. Em alusão à data, o governo do Estado preparou uma série de atividades culturais, que incluem uma visita guiada ao Palácio Piratini, apresentações musicais e cortejo de poemas. As atividades se estendem por todo o final de semana em diversos municípios do RS. 

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, lembra que a data celebra a história, a identidade e a memória das comunidades. A data escolhida homenageia o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão criado em 1937 para valorizar, promover e preservar o patrimônio cultural brasileiro. “Essa questão da memória tem que se fazer presente no nosso dia a dia para que possamos evoluir. O governador Leite tem essa visão e nos dá liberdade para fazer um trabalho intenso de preservação na Secretaria Estadual da Cultura, e isso é muito importante”, explicou.

17 08 2019    Governador participa de evento de lanc?amento do Dia Estadual do Patrimo?nio Cultural 04
No lançamento do dia do patrimônio, governador assinou decreto de regulamentação dos bens culturais imateriais do RS - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

No evento de lançamento da data, a ser celebrada em todo o terceiro final de semana de agosto, o governador Eduardo Leite assinou o decreto de regulamentação do Registro de Bens Culturais Imateriais do Estado. A norma regulamenta a lei nº 13.678, de 2011. A partir dessa lei, o Estado cria uma base legal para trabalhar com patrimônio imaterial, descrevendo todos os procedimentos necessários para que se realizem os processos de análise por parte da Secretaria da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).

Ao relembrar a decisão de devolver ao Estado uma pasta voltada à cultura, Leite felicitou o trabalho da equipe da Sedac que, no primeiro ano de celebração da nova data estadual, já conseguiu mobilizar mais de 60 municípios. “Queremos essa mesma dinâmica de atividades replicada no Estado todo. Algumas cidades ainda não despertaram para a importância de preservar o patrimônio, mas temos confiança de que esse reconhecimento só cresce”, ponderou Leite.

17 08 2019    Governador participa de evento de lanc?amento do Dia Estadual do Patrimo?nio Cultural 55
Na tarde de sábado (17/8), governador interagiu com visitantes que conheceram o Palácio Piratini - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A secretária Beatriz Araujo também assinou a portaria de tombamento da matriz do antigo Banco Pelotense, no Centro da cidade de Pelotas, e de outras três filiais do banco, em Cachoeira do Sul, Rio Grande e Santana do Livramento. A partir deste ato, essas sedes passam a fazer parte do patrimônio cultural do Estado, somando um conjunto de quatro edificações tombadas. De acordo com o assessor especial de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, o RS tem 174 bens tombados, dos quais alguns constituem núcleos urbanos. Em termos de imóveis tombados de forma isoladas, são cerca de 4 mil.

As sedes do Banco Pelotense, cuja matriz foi aberta em 5 de fevereiro de 1906, estão sendo tombadas a partir de um inventário temático lançado pelo Iphae em 2011.

A programação completa do Dia Estadual do Patrimônio está disponível no site da secretaria. Um mapa interativo detalha o que vai acontecer nas cidades parceiras.

00:00:00/00:00:00

Governo gaúcho celebra o Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul