Leite reforça compromissos centrais para um RS mais forte e inovador
Na Semana Caldeira, governador defende pilares que considera fundamentais para o futuro do Estado
Publicação:

O governador Eduardo Leite apresentou, nesta terça-feira (30/9), durante a Semana Caldeira, evento promovido pelo Instituto Caldeira, a sua visão estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. No painel “5 ideias inegociáveis para o RS do Futuro”, Leite pontuou os compromissos essenciais para garantir um Estado com crescimento sólido, sustentável, inclusivo e inovador.
Diante de um público formado por lideranças, empreendedores e especialistas, Leite reforçou que o futuro do Rio Grande do Sul não pode se apoiar em improvisos, mas, sim, em pilares firmes e inegociáveis. “As cinco ideias que aqui apresento não são negociáveis porque representam a pedra fundamental de um novo pacto com os gaúchos. Não abriremos mão de equilíbrio fiscal, de inovação, de educação e de infraestrutura resiliente, nem de olhar para o futuro com rigor climático”, afirmou.

Cinco ideias inegociáveis
Os cinco pontos apresentados pelo governador são:
- capital humano;
- inovação;
- ambiente de negócios;
- infraestrutura;
- recursos naturais.
Essa agenda de longo prazo busca reposicionar o Rio Grande do Sul em competitividade, inclusão e sustentabilidade. Entre os exemplos citados, estão os programas de qualificação na educação básica e profissional para fortalecer o capital humano; na inovação, se destacam os editais de fomento e o South Summit Brazil como motores de produtividade; medidas de simplificação, como o Descomplica RS e a Invest RS, para melhorar o ambiente de negócios; concessões e investimentos em logística no campo da infraestrutura; iniciativas voltadas à transição energética e à irrigação para potencializar os recursos naturais e fortalecer a resiliência climática.

Ao vincular essas ideias ao futuro do Estado, Leite defendeu que não se trata apenas de superar crises, mas de aproveitar as oportunidades para projetar um Rio Grande do Sul mais competitivo, inovador e preparado para liderar no cenário nacional. “Se tivermos convicção nessas bases, podemos reconstruir nosso Estado para valer. Não apenas reparar danos, mas construir uma nova matriz de desenvolvimento para todos”, concluiu.
O evento, que se consolida como um dos maiores encontros de inovação, tecnologia e empreendedorismo do país, segue até sexta-feira (3/10).
Texto: Sue Gotardo/Secom
Edição: Secom