Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Licitação para aumento do calado do Porto do Rio Grande já tem vencedor

Publicação:

Ação conjunta entre governo do Estado, pela Secretaria de Infra-Estrutura e Logística, e governo federal, por meio da Secretaria de Portos, garantiu na terça-feira (10) obra de dragagem para aprofundamento do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, que
Licitação para aumento do calado do Porto do Rio Grande já tem vencedor

Ação conjunta entre governo do Estado, pela Secretaria de Infra-Estrutura e Logística, e governo federal, por meio da Secretaria de Portos, garantiu na terça-feira (10) obra de dragagem para aprofundamento do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, que aumentará de 40 para 50 pés. O trabalho tem previsão de começo em 60 dias. O investimento chega a R$ 200 milhões, dos quais 25% oriundos do Tesouro do Estado. Consórcio formado pelas empresas brasileira Odebrecht e holandesa Jan de Nul desenvolve o empreendimento.

O aprofundamento do calado proporcionará crescimento em 25% no volume de carga por navio, o que resultará na redução de custo de frete e possibilidade de embarcações de grande porte acessar ao Superporto carregadas com capacidade máxima. Será o primeiro porto do Mercosul com essa profundidade e, em consequência, o único concentrador de cargas do bloco econômico. Grandes navios chegarão ao porto para, dali, distribuir mercadorias para o Brasil e países da Bacia do Prata, através de barcos menores. A nova condição também possibilitará ao porto se habilitar a captar novas cargas - como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia, minério de Mato Grosso do Sul e Bolívia, madeira do Uruguai e contêineres da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Após a conclusão do serviço de aprofundamento, caberá ao governo do Estado manter o novo do calado por cinco anos, mas incluirá também os 22 quilômetros de acessos aquaviários, não contemplados na licitação federal, investimento total de R$ 33 milhões por ano. A abertura das propostas da licitação para a dragagem continuada, de âmbito internacional, ocorrerá pela Central de Licitações (Celic) na próxima segunda-feira (16), às 11h.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul