Mallmann recebe direção da Câmara Rio-Grandense do Livro
Publicação:
Em audiência realizada na tarde desta quinta-feira (26), o secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, recebeu em seu gabinete comitiva da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL). Liderada pelo presidente da entidade, João Manoel Maldaner Carneiro, a comitiva agradeceu ao secretário pela parceira com a CRL na Feira do Livro de Porto Alegre, maior evento do gênero em espaço aberto da América Latina, e que sempre recebeu da secretaria e da Brigada Militar e Polícia Civil atenção especial.
A pauta do encontro, no entanto, debateu a preocupação da CRL com o aumento no número de casos envolvendo reprografia de livros das mais diversas áreas. De acordo com Carneiro, a reprografia, espécie de pirataria do livro, que causa danos em toda a cadeia do segmento, com reflexos diretos no preço final do produto aos consumidores.
Também presente à agenda, o ex-presidente da CRL, Waldir da Silveira, disse que o objetivo é abrir junto a secretaria canais de investigação para o que considera crime organizado contra o setor e contabiliza o crescimento nos furtos e roubos de livros em estabelecimentos comerciais do Estado. Segundo ele, estimativa da Associação Brasileira dos Direitos Reprográficos é de que as editoras acumulem mais de R$ 400 milhões em prejuízos decorrentes da reprografia. Após ouvir os relatos e as solicitações, José Francisco Mallmann ressaltou que o tema será levado a Polícia Civil, que definirá, com base nas informações a serem repassadas pela CRL, as ações a serem tomadas.