Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Montenegro será referência em traumatologia e neurologia para 14 municípios do Vale do Caí

Publicação:

atendimento saúde montenegro
Secretária Arita destacou a importância de atender as pessoas mais perto de seus locais de moradia - Foto: Divulgação / SES

O Hospital Montenegro, da cidade de mesmo nome, passará a ser a referência para 14 municípios do Vale do Caí nas especialidades de traumatologia e neurologia. O assunto foi tema de reunião em Porto Alegre na quarta-feira (26/6) entre a secretária da Saúde, Arita Bergmann, prefeitos e secretários das cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc).

O trâmite para que o hospital possa começar a receber os pacientes encaminhados pelos municípios da região depende de adequações técnicas, da montagem de uma proposta assistencial e da discussão e acordos entre os gestores locais. A proposta abrange os residentes de Montenegro, Barão, Brochier, Capela de Santana, Harmonia, Maratá, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Tabaí, Triunfo e Tuparendi que, somados, têm uma população de 177 mil habitantes.

Durante a reunião, a secretária Arita destacou que a medida fará com que esses moradores tenham acesso a um atendimento de alta complexidade mais próximo de suas casas. Até então, para esse tipo de serviço, há a necessidade de deslocamento até Canoas.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul