Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Na Semana da Democracia, FM Cultura transmite programas ao vivo do Memorial do RS nesta sexta-feira

Publicação:

A rádio pública do Rio Grande do Sul, FM Cultura 107,7 MHz, realiza cobertura da Semana da Democracia e transmite duas atrações ao vivo direto do Memorial do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (4). 

A partir das 12h, vai ao ar o Cultura na Mesa com a participação de Nadine Borges, integrante da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, advogada e professora na Universidade Federal Fluminense. Atualmente, faz parte da Comissão Nacional da Verdade e foi coordenadora da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Também participam do programa, a professora de História da Pontifícia Universidade Católica do RJ, Maria Celina D'Araújo, e Lícia Peres, socióloga e primeira presidente do Movimento pela Anistia.

A partir das 13h, o programa Cantos do Sul da Terra terá entrevista com Lilian Celiberti, uruguaia, ativista dos direitos humanos e que foi sequestrada junto com seus dois filhos em 1978 durante a Operação Condor.

Ampliação do alcance do sinal
A partir de agora, moradores de 64 municípios em nove regiões do Estado - regiões Metropolitana de Porto Alegre, Centro-Sul, Hortênsias, Litoral Norte, Vale do Paranhana, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Sinos e Vale do Taquari - já podem sintonizar a FM Cultura pela frequência 107,7 MHz. O acesso é possível devido à instalação do novo transmissor da rádio pública do Estado no Parque de Transmissores da Fundação Piratini, localizado no Morro da Polícia, em Porto Alegre. 

Com o novo equipamento, a rádio teve seu alcance ampliado para 4 milhões de ouvintes. A FM Cultura também pode ser ouvida por meio de outros dispositivos, como celulares, tablets, smartphones e pelo site www.fmcultura.com.br, de qualquer lugar onde haja conexão com a internet.

Confira a programação da Semana da Democracia, promovida pelo Governo do Estado:

Dia 03

18h30 – 20h – Painel: Os Marcos Internacionais da Reparação de Violações de Direitos Humanos.

Palestrantes:
Baltasar Garzón – Jurista espanhol. Responsável pela prisão do ditador Augusto Pinochet na Inglaterra. Atualmente é assessor do Tribunal Penal de Haia.
Mediadora: Juçara Dutra, Secretária de Justiça e Direitos Humanos do RS

Dias 04 a 05 de abril

Diálogos - ¨Do golpe a redemocratização: caminhos do Brasil¨
Local: Arena montada no Memorial do Rio Grande do Sul/ Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, Praça da Alfândega.

Dia 04

10h – 12h – Painel: De Jango ao Golpe.
Palestrantes:
Christopher Goulart – Neto do Presidente João Goulart
Juremir Machado da Silva – Jornalista, cronista e professor da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do RS.
Maria Celina D’Araújo – Professora de História da Pontifícia Universidade Católica do RJ.
Nadine Borges – Comissão da Verdade RJ. Advogada e Professora na Universidade Federal Fluminense, atualmente faz parte da Comissão Nacional da Verdade. Foi coordenadora da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP).
Pedro Simon – Senador da República e Ex-Governador do Estado do Rio Grande do Sul.
Mediadora: Mecedes Cànepa – Professora Doutora de Ciência Política da UFRGS e Conselheira do Cdes-RS.

14h – 17h – Painel: Ditadura, Democracia e Gênero.
Palestrantes:
Céli Regina Pinto – Professora de História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra a Comissão Estadual da Verdade no RS. Desenvolve pesquisa na área de Ciência Política enfatizando temas como o feminismo.
Lilian Celiberti – Uruguaia, ativista dos Direitos Humanos, foi sequestrada junto com seus dois filhos em 1978 durante a Operação Condor.
Lícia Peres – Socióloga. Foi a primeira presidente do Movimento pela Anistia.
Soledad Muñoz – Abogada; Profesora de Derecho Internacional Público (Universidad Nacional de La Plata, UNLP); Miembra del Departamento de Derechos Humanos del Instituto de Relaciones Internacionales, (UNLP); Consultora externa del Instituto Interamericano de Derechos Humanos (IIDH).
Mediadora: Ariane Leitão – Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres do RS.

18h – Apresentação de “Guri d’América”: Raul Elwanger

18h30 – 20h – Painel: Terrorismo de Estado
Palestrantes:
Rosa Roisinblit - Ativista argentina pelos direitos humanos e vice-presidente da Associação das Abuelas de Plaza de Mayo
Jimena Vicario - Neta de desaparecidos apropriados pelos militares argentinos
Franklin Martins – Jornalista. Atuou no movimento estudantil e fez parte do MR-8. Em 1969, fez parte da Ação Libertadora Nacional. Foi um dos mentores do sequestro do embaixador americano.
Mediador: Antônio Escostegy Castro – Advogado representante do Conselho Federal da OAB e Conselheiro do Cdes-RS.

Dia 05

10h – 12h – Painel: Ditadura, Resistência e Reparação.
Palestrantes:
Rodrigo Patto Sá Motta – Professor de História da Universidade Federal de Minas Gerais e atual Presidente da Associação Nacional de História (ANPUH)
Caroline Silveira Bauer – Historiadora, Professora de História da Universidade Federal de Pelotas e colunista da Revista Carta Maior. Seus estudos tem ênfase nas ditaduras latinoamericanas e temas correlatos.
Carlos Frederico Guazzelli - Advogado, presidente da Comissão da Verdade do RS
Mediador: Daniel Vieira Sebastiani – Professor de História, Diretor Nacional do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz e Conselheiro do Cdes-RS.

14h – 18h – Painel: Golpe, Ditadura e Movimentos Culturais.
Palestrantes:
Silvio Tendler – Documentarista e cineasta. Conhecido como o cineasta dos “vencidos”.
Luis Augusto Fischer – Escritor e Professor da UFRGS
Nei Lisboa – Músico. Irmão mais novo de Luiz Eurico Tejera Lisbôa, primeiro desaparecido político brasileiro cujo corpo pôde ser localizado, no final dos anos 70.
Nelson Coelho de Castro – Cantor e compositor, vivenciou o cenário musical da época através dos festivais universitários, das Rodas de Som de Carlinhos Hartlieb e de apresentações na noite porto-alegrense.
Edgar Vasquez - Ilustrador, artista gráfico e cartunista.
Mediador: Márcio Tavares – Coordenador do Memorial do RS

18h – Exibição do documentário de Sílvio Tendler

Serão lançados os documentários:
"Os militares que disseram NÃO" - sobre os militares cassados, produzido pelo Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia e dirigido pelo Sílvio Tendler.
"Por uma questão de justiça: os advogados contra a ditadura", sobre os advogados dos presos políticos, produzido pelo Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia e também dirigido pelo Sílvio Tendler.

Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul