Nova Petrópolis é declarada a Capital do Cooperativismo
Publicação:
O Diário Oficial do Estado publicou, nesta quarta-feira (26), ato da governadora Yeda Crusius em que sanciona projeto de lei nº 209/2007, de autoria do deputado Giovani Cherini declarando o município de Nova Petrópolis como a Capital Nacional do Cooperativismo.
O município é conhecido em todo o território nacional por ser o berço do cooperativismo de crédito, em função de experiência pioneira no país do padre Teodor Amstad, que, em 1902, fundou, naquele município, a Cooperativa de Crédito Caixa Rural de Nova Petrópolis, hoje conhecida nacionalmente como Sicredi.
O deputado Cherini, que é presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop/RS), disse que se trata de mais uma ação que o setor cooperativo no parlamento gaúcho pode comemorar. Nova Petrópolis nos traz exemplos de associativismo que são um orgulho para o país, afirmou.
O prefeito de Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenkel, afirmou que este título é uma grande conquista para o município, pois, além de sermos o berço nacional do cooperativismo, a população de Nova Petrópolis preservou, ao longo de sua história, os costumes e a forma de exercer suas atividades, baseados na cultura da cooperação.
O chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, elogiou a iniciativa do deputado Cherini e disse que o município de Nova Petrópolis agrega uma série de valores, em função não apenas da sua importância turística e econômica para o Estado do Rio Grande do Sul, mas pela formação étnica e cultural de sua população, que, com sua origem germânica, muito contribui para fortalecer os costumes e tradições da população gaúcha.