Nutricionistas do Sesi recebem capacitação para o Cozinha Brasil
Publicação:
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio do Departamento de Tratamento Penal e Escola Penitenciária realizou, nesta sexta-feira (21), no auditório da ESP, o Curso de Capacitação para Nutricionistas do Sesi. Serão administradas aulas de educação alimentar no sistema prisional. O evento faz parte do Projeto Cozinha Brasil, uma parceria do Sesi com a Susepe, que visa à educação alimentar nos presídios, proporcionando o aproveitamento integral de alimentos.
Nesta segunda edição da capacitação para nutricionistas, cinco profissionais participam – na primeira edição foram dez. Os cursos no sistema prisional são realizados em dois turnos, com 10 horas-aula e turmas de 50 apenados em média. O próximo município a receber o Cozinha Brasil será Bagé, na próxima semana, entre os dias 25 e 28. O programa já beneficiou mais de 500 pessoas no RS, e além de prevenir doenças como hipertensão e diabetes, o Cozinha Brasil ensina a evitar o desperdício de alimentos e ajuda na economia familiar.
A diretora do DTP, Tatiana La Bella, fez a abertura do curso para as nutrcionistas, ressaltando a importância da inclusão social, do projeto Cozinha Brasil, tanto no sistema prisional como também para a população socialmente vulnerável. O diretor substituto da ESP, Lucas Mezomo, falou do funcionamento da Susepe, estrutura e departamentos. Já a gerente do projeto na Susepe, Erminda Torres, falou da importância do trabalho das nutricionistas, e como é realizado no sistema prisional. Também participaram da organização do curso, Jane Pacheco do DTP e Tânia Regina Nery da ESP.