Oficina sobre Sistema Nacional de Cultura visa fortalecimento das políticas públicas do setor
Publicação:

Servidores e gestores culturais de vários municípios gaúchos participam da Oficina de Implementação de Sistemas de Cultura, que começou na manhã desta quarta-feira (25) e segue até a próxima sexta-feira (27), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na Capital. A promoção é do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI).
O programa é muito abrangente e esta oficina ensinará o passo-a-passo: como se faz um plano de cultura, os indicadores de cada cidade, quantas bibliotecas e museus existem, metas quantitativas e qualitativas, entre outros aspectos, disse a representante do MinC no Estado, Margarete Moraes. Ela participou da mesa de abertura do evento, juntamente com o secretário estadual da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil e seu adjunto, Jefferson Assunção; o presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic) da Famurs, José Carlos Martins; o representante da Secretaria Municipal de Cultura, Vinicius Cáurio; o coordenador geral de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) da SAI, Sérgio Pinto, e o anfitrião, Manoel Henrique Paulo, diretor artístico da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e diretor da CCMQ.
Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que visa à capacitação, através de palestras, debates e exercícios para a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Ao todo, 20 estados recebem a iniciativa, em sua primeira edição, que contará com mais ações em 2014. O objetivo principal do SNC é fortalecer políticas públicas culturais no país a serem desenvolvidas em 22 estados e 1.777 municípios.
Para o secretário Assis Brasil, o projeto que começou há dez anos e está em fase de implementação no país é vitorioso. No Rio Grande do Sul, nosso Sistema já está pronto, na Assembléia Legislativa, declarou. Segundo Assis Brasil, é necessário fazer um movimento em frente ao Legislativo para obter avanços.
José Carlos Martins considera que os municípios estão fazendo sua parte, com a presença de seus gestores, que retornarão cheios de ideias. Martins colocou o auditório da Famurs à disposição para eventos futuros, sem custo, e informou que 180 cidades gaúchas acenaram com o interesse na implantação do SNC.
Os marcos legais do SNC estão na pauta. Cada um dos participantes apontou a situação em que se encontra sua cidade. Nestas quinta (26) e sexta-feira (27), haverá grupos de trabalho. No total, serão realizadas 17 oficinas de Implementação de SNC ao longo de 2013, com recursos previstos de R$ 380 mil (trezentos e oitenta mil reais).
Texto: Vera Pinto
Foto: Asscom CCMQ
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305