Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ópera Gaúcha reuniu emoção e tradição na abertura da 48ª Expointer 2025

Espetáculo apresentou a história do Rio Grande do Sul e seus povos

Publicação:

Fotografia de um espetáculo cultural realizado à noite em palco aberto. No centro, dezenas de artistas, incluindo homens, mulheres e crianças, vestem trajes típicos gaúchos coloridos. Muitos carregam bandeiras do Rio Grande do Sul erguidas, compondo uma cena vibrante e festiva. Ao fundo, um telão exibe a bandeira do Estado, iluminada por refletores intensos que criam feixes de luz sobre o grupo. O conjunto transmite clima de celebração, tradição e identidade cultural gaúcha.
“O Legado de um Povo” destacou a miscigenação de raças e culturas, resgatando o passado e projetando o futuro - Foto: João Pedro Rodrigues/Ascom Expointer

No dia 30 de agosto de 2025, a pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi palco da quinta edição da Ópera Gaúcha. Neste ano, foi apresentado o espetáculo com o tema “O Legado de um Povo.”

O roteirista e diretor do espetáculo, Sir da Cunha, comentou como surgiu a ideia da ópera. “Não dá para contar a Ópera Gaúcha sem falar da história: na 40ª Expointer, o Marquinhos Kroeff, que é nosso produtor, sonhou com os 40 anos da feira, fez um projeto com 40 gaiteiros e 40 bumbos para fazer o show da Expointer e assim nasceu o show Ópera Gaúcha”, enfatizou.

Para o cantor Joca Martins, o evento se reinventa com mais emoção a cada ano. “Eu estou participando desde a primeira edição da Ópera Gaúcha e este espetáculo mostra várias áreas da nossa cultura, grandes dançarinos, invernadas fantásticas e músicos tocando ao vivo, superando os desafios técnicos de cada momento da Ópera.” 

Esta é uma fotografia de três artistas em um palco, durante uma apresentação de ópera ou teatro ao ar livre.

No centro do palco, uma mulher de cabelos cacheados e escuros está em pé sobre um degrau. Ela veste uma blusa vermelha de mangas compridas, uma saia preta volumosa sobre uma calça preta e um colete de cor ocre com franjas. Ela segura um leque branco com a mão direita, com a outra mão no quadril, e sua expressão é de performance.

À sua direita, um homem de cabelo comprido e escuro está sentado em uma cadeira e toca um violão. Ele veste uma blusa preta de manga curta e calça preta.

À esquerda da mulher, um homem de gorro preto e camiseta preta, com calças listradas cinza e brancas, caminha com um instrumento de percussão parecido com um acordeão em suas mãos.

O palco é preto e a iluminação é dramática, com luzes vermelhas e roxas que iluminam o trio. Ao fundo, um grande telão exibe imagens abstratas em tons de vermelho e branco.
O elenco de 2025 teve a participação de grandes nomes da música gaúcha, entre eles Shana Müller e Renato Borghetti - Foto: João Pedro Rodrigues/Ascom Expointer

A cantora e apresentadora Shana Müller, que também fez participação, contou da alegria de estar pela segunda vez no palco. “O espetáculo, traz a cada ano uma temática, abordando aspectos da nossa identidade”, destacou. O músico Renato Borghetti lembrou da amizade. “Todos os envolvidos são amigos, não são estranhos, são amigos que conseguem transformar em arte e música um espetáculo de uma forma muito bonita.”

Os cantores Pirisca Greco e Juliano Barreto dividiram o palco. Pirisca disse que a Expointer lembra juventude e as tantas vindas de Uruguaiana, sua terra natal, para a região metropolitana de Porto Alegre. “Poder integrar este espetáculo representa um sabor de superação a cada ano”. Já o cantor, ator e compositor Juliano Barreto disse ser um privilégio muito grande. “Me faz sentir pertencente, por englobar a todos, pelas várias colonizações do povo gaúcho.”

Esta é uma fotografia de quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, de pé atrás de uma mesa, posando para a câmera.

A cena é de um evento de assinatura de convênios. No centro da foto, uma mulher de óculos e cabelos loiros está sentada, sorrindo e segurando uma pasta com documentos. Ao lado dela, um homem careca com um suéter preto está sentado, também segurando a pasta. Ambos olham para a câmera e sorriem.

Atrás deles, um homem com barba e óculos, à esquerda, e uma mulher sorridente com cabelos cacheados, à direita, estão em pé, olhando para a câmera.

Ao fundo, há uma parede branca com um logotipo e a inscrição "SECRETARIA DA SAÚDE" em preto e "GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL" em cinza.
A quinta edição do espetáculo reuniu cerca de 200 profissionais e trouxe como novidade a estreia de uma banda ao vivo - Foto: João Pedro Rodrigues/Ascom Expointer

“O Legado de um Povo” destacou a miscigenação de raças e culturas, resgatando o passado e projetando o futuro. Inspirado no tema da 48ª Expointer — Nosso futuro tem raízes fortes —, o espetáculo uniu tradição, emoção e beleza para valorizar a transformação do campo em desenvolvimento para todo o Estado.

Em sua quinta edição, a apresentação contou com cerca de 200 profissionais envolvidos e este ano estreou com banda ao vivo, desenvolvendo a estética do sul. A parte final da Ópera Gaúcha reservou grande emoção com o hino rio-grandense, entoado pelos artistas e acompanhado por todos os presentes.

O elenco de 2025 teve a participação de grandes nomes da música gaúcha, entre eles Ernesto Fagundes, Neto Fagundes, Anomar Danúbio Vieira, Shana Müller, José Alberto Andrade, Luiza Barbosa, Juliana Spanevello, Folk de Espora, Renato Borghetti, Emily Borghetti, Jean Kirchoff, Analise Severo, Juliano Barreto, Marcelo Oliveira, Joca Martins, Priscila Olave, Pirisca Grecco, Cristiano Quevedo e o grupo Mas Bah.

Texto: Fabrízio Fernández/Ascom Expointer
Edição: Ascom Expointer

Portal do Estado do Rio Grande do Sul