Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Desmanche apreende quase mil toneladas de sucata no primeiro semestre de 2025

Apreensões cresceram 134% na comparação com os primeiros seis meses de 2024

Publicação:

A foto mostra a parte de trás de dois homens, ambos vestindo casacos escuros com logotipos e bonés, em um ambiente externo que parece ser um desmanche ilegal de veículos. O homem da esquerda usa uma jaqueta azul escura com a inscrição "PERÍCIA CRIMINAL RIO GRANDE DO SUL" nas costas e calça jeans. O homem da direita veste uma jaqueta preta com "SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA" nas costas e calça escura. Eles estão parados em meio a uma grande quantidade de carcaças e peças de carros amontoadas e enferrujadas, sob um céu azul e claro. Ao fundo, árvores sem folhas e algumas casas modestas completam a paisagem do local, que reflete a desordem do ambiente de apreensão.
Operação Desmanche realizou 18 ações realizadas nos primeiro semestre deste ano - Foto: Pablo Cardoso/Ascom SSP

A Operação Desmanche fechou o primeiro semestre de 2025 com números expressivos. Criada em 2016, pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), essa ação permanente reune as forças de segurança do Estado para reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita.

Em 18 ações realizadas, as forças de segurança apreenderam 965 toneladas de sucatas, uma alta de 134% na comparação com os primeiros seis meses de 2024, quando foram recolhidas 412 toneladas.

Aumento nas prisões

Os demais dados da operação também apresentaram alta. Em 2025, o número de empresas fiscalizadas subiu 210%, de 11 para 34. Já quantidade de cidades visitadas aumentou em 111%, sendo nove em 2024 contra 19 neste ano.

A operação efetuou 10 prisões de janeiro a junho, 43% a mais do que nos primeiros seis meses do ano passado, quando sete pessoas foram presas.

A emissão de termos circunstanciados e as notificações dos bombeiros cresceram 162% (de oito para 21) e 136% (de 11 para 26), respectivamente.

A foto mostra a parte de trás de um policial civil, com as costas voltadas para a câmera, inspecionando a carcaça de um carro. Ele veste uma jaqueta preta com a inscrição "POLÍCIA CIVIL" em letras brancas nas costas e calças jeans escuras. O policial está curvado sobre a estrutura de metal enferrujada do veículo, que está sem portas e partes do motor, imersa em um campo de grama alta e seca. Ao fundo, mais carcaças de carros podem ser vistas espalhadas pelo terreno, além de árvores e arbustos sob um céu claro e ensolarado. A cena sugere um trabalho de investigação ou apreensão em um local de desmanche ilegal de veículos.
34 locais já foram fiscalizados nos seis primeiros meses de 2025 - Foto: Pablo Cardoso/ Ascom SSP
O coordenador da operação, tenente-coronel Jefferson Eroni, destaca que o caráter permanente das ações contribuiu para a queda dos índices de criminalidade, em especial do roubo de veículos.

"Com a Operação Desmanche, a SSP atua de forma contínua no combate ao comércio ilegal de peças automotivas. Com essas ações preventivas e repressivas, ajudamos a contribuir na diminuição de crimes que tenham veículos como alvo. Vale destacar que o número de veículos roubados no Rio Grande do Sul vem caindo ao longo dos anos. Tudo isso é fruto de um trabalho de integração permanente das forças de segurança, do qual a Operação Desmanche faz parte", afirmou.

Como denunciar

O cidadão pode auxiliar na redução de crimes e na atuação dos órgãos de segurança denunciando qualquer atividade irregular pelo telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site Denúncia Digital 181. O sigilo é garantido.

Texto: Leonardo Fister/Ascom SSP
Edição: Anderson Machado/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul