Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ospa e artistas gaúchos interpretam música regional em 'O Grande Encontro'

Publicação:

Ospa
Orquestra e 20 músicos gaúchos mostrarão clássicos dos festivais nativistas no Araújo Viana - Foto: Ana Eidam/Ospa

Na noite desta terça-feira (24), o palco do Auditório Araújo Vianna de Porto Alegre será tomado pela música regional. A partir das 20h30, 20 representantes de primeira linha da cultura musical do Rio Grande do Sul apresentarão um repertório variado, composto principalmente pelos sucessos que surgiram nos festivais de música pelo Estado nas últimas décadas. É o espetáculo “O Grande Encontro (3ª Edição) – A Música dos Gaúchos”, indicado ao Açorianos de Música 2014/2015 pela edição do ano passado.

A novidade da apresentação é a participação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no evento, realizado pela Prefeitura de Porto Alegre em parceria com a Fundação Ospa e com a Secretaria de Estado da Cultura.

Atrações e repertório
Esta é primeira vez que a Ospa participa do evento, que conta com a direção de produção de Ayrton Pattinetti dos Anjos. A regência será do maestro Tiago Flores, regente titular da Orquestra de Câmara da Ulbra e ex-diretor artístico da Ospa.

A orquestra dividirá o palco com Renato Borghetti, Bebeto Alves, Luiz Carlos Borges, Luiz Marenco, Délcio Tavares, Mauro Morais, Dorotéo Fagundes, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Dante Ramon Ledesma, Wilson Paim, Oswaldir e Carlos Magrão, Buenas e M'Espalho, Berê, Joca Martins, João de Almeida Neto, Os Fagundes, Os Serranos, Daniel Torres, Tambo do Bando e Elton Saldanha.

Entre os destaques do repertório, que contempla 15 músicas arraigadas no imaginário regional, estão o “Hino ao Rio Grande” de Simon Goldman, “Castelhana” de Elton Saldanha e Rui Biriva, “Fronteira” de Daniel Sá e Renato Borghetti e “Querência Amada”, do ilustre Teixeirinha. Os arranjos orquestrais, alguns inéditos, são assinados por Paulo Dorfman, Arthur Barbosa, Wilson Dobbins Barbosa, Pedrinho Figueiredo, Iuri Correa, Carlos Garofali, Alexandre Ostrovski e Silvane Guerra.

“Basta contemplar essa galeria de autores e intérpretes musicais, dar ouvidos ao repertório e sentimos aquilo que Mário de Andrade alertava: a inigualável unidade cultural do Rio Grande”, escreveu Luís Coronel sobre a configuração da programação desta edição do evento. “Estas músicas que o Ayrton Pattinetti traz à baila são patrimônios coletivos”, completou.

Participação de Dança
A primeira obra do programa é “Danças Gaúchas”, com arranjo de Alfred Hulsberg. Essa peça contará com a participação especial da Cadica Companhia de Danças, que preparou uma “dança de bonecos” especialmente para a ocasião. “Com certeza uma coreografia divertida e alegre com o pouporrit de temas gaúchos”, afirma a coreógrafa e bailarina Cláudia Pereira Costa, diretora do grupo que já tem vasta experiência com orquestras.

Sobre o maestro
Regente da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação, Tiago Flores vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música. Foi diretor artístico da Ospa entre 1999 e 2001 e entre 2011 e 2014. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov.

Como regente convidado atuou à frente de orquestras como Filarmonica de Montevidéu (Uruguai), Orquestra de Câmara de Caracas (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Estado do México (México), Solistas di Napoli (Itália), Orquestra Sinfônica de Grosseto (Itália), Kaerten Sinphonie Orchestra (Áustria) e Orquestra de Câmara da Lituânia.

No Brasil regeu a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (Brasília), Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Fortaleza) e Orquestra Sinfônica do Mato Grosso. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do RS, prêmio Açorianos de Melhor CD Instrumental em 2006, e Açorianos de Melhor Espetáculo 2008 com o Show “Beatles – Magical Classical Tour”.

Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos nas lojas Multisom da Rua da Praia, do Barra Shopping, do Bourbon Ipiranga, do Bourbon Wallig, do Bourbon Country, do Shopping Iguatemi e do Shopping Praia de Belas pelo valor de R$ 30, com 50% de desconto para titulares do Clube do Assinante ZH, um acompanhante, estudantes e seniores.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2015 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Banrisul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS. Neste concerto, a realização é em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre.


“O Grande Encontro – 3ª Edição” – A música dos Gaúchos

Quando: 24 de novembro, terça-feira, às 20h30
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, s/nº - Redenção)
Ingressos: À venda nas lojas Multisom da Rua da Praia, do Barra Shopping, do Bourbon Ipiranga, do Bourbon Wallig, do Bourbon Country, do Shopping Iguatemi e do Shopping Praia de Belas.
Valores: R$ 30, com 50% de desconto para titulares do Clube do Assinante ZH, um acompanhante, estudantes e seniores.  

Texto: Mariana Sirena/Ospa
Edição: Cristina Lac/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul