Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ospa se apresenta em Caçapava do Sul neste 20 de setembro

Publicação:

Depois de quatro anos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) volta a Caçapava do Sul em pleno feriado de 20 de setembro, e se apresenta às 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção (Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes, Centro), com entrada franca. O concerto faz parte do projeto do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Cultura (Sedac), de resgatar a memória das capitais farroupilhas. Além de músicas que povoam o imaginário do gaúcho, os caçapavanos terão a oportunidade de ouvir famosos trechos de ópera, com participação do barítono Francis Padilha. A regência fica a cargo do maestro Manfredo Schmiedt.

A parte temática do programa preparado para o feriado Farroupilha inclui o Hino Rio-Grandense, composto por Francisco Pinto da Fontoura e Joaquim José Mendanha, e dois ícones do cancioneiro gaúcho, Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, de Jader Murici Teixeira (Leonardo), e Canto Alegretense, de Antônio e Ernesto Fagundes. Também serão apresentadas as obras Fronteiras, do líder do antigo Conjunto Farroupilha, Tasso Bangel, composta para o aniversário de 60 anos da Ospa; e Danças Gaúchas, arranjo do falecido maestro Alfred Hülsberg, a partir de danças folclóricas como o balaio e o pezinho. 

O repertório do concerto terá também trechos mais conhecidos das óperas O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini (Abertura e Largo al Factótum); Carmen, de George Bizet (Ária do Toreador e Suíte nº 1); e Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni (Intermezzo), obra que será apresentada na íntegra pela Ospa no mês de outubro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Francis Padilha entra em cena para interpretar as canções Céu, Sol, Sul, Terra e Cor e Canto Alegretense, bem como a Ária do Toreador. Destacado barítono da cena lírica sul-rio-grandense, Padilha foi premiado no importante Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão no ano passado.

Francis Padilha, barítono
Graduado em Canto e Regência Coral pela UFRGS, Francis trabalha como regente e preparador vocal em diversos coros em Porto Alegre. Atuou na ópera Amahl and the Night Visitors, de Gian Carlo Menotti, no papel do Rei Melchior, com a Orquestra da PUC de Curitiba; e na ópera Carmen, de Georges Bizet, no papel de Dancairo, com a Orquestra da PUC de Porto Alegre. Estreou como ator no musical O Linguiceiro da Rua do Arvoredo, em agosto deste ano no Theatro São Pedro em Porto Alegre, e na cantata cênica O Filho Pródigo, com a Orquestra Sacra da Ulbra. Tem desenvolvido repertórios diversos e cantado com as principais orquestras gaúchas. Em abril de 2011 ganhou o Prêmio Júri Popular e o 3º lugar masculino no Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão.

Manfredo Schmiedt, maestro
Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da UCS e do Coro Sinfônico da Ospa. Manfredo tem mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação em Regência pela UFRGS. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Ernani Aguiar, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Mark Cedel, Melinda ONeal e Yoel Levi. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Directors Excellence Award. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes promovido pela Ospa. Foi, durante dois anos, regente assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia e, durante quatro anos, assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa. Como regente convidado tem atuado à frente de diversas orquestras, nacionais e internacionais.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da Temporada 2012 são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço
O que: Concerto da Ospa em Caçapava do Sul
Quando: Quinta-feira, dia 20 de setembro, às 19h
Onde: Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção (Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes, Centro)
Quanto: Entrada franca
Programa
Francisco Pinto da Fontoura/Joaquim José Mendanha: Hino Rio-Grandense
Gioacchino Rossini: Abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha
Gioacchino Rossini: Largo al factótum da ópera O Barbeiro de Sevilha
Pietro Mascagni: Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana
George Bizet: Suíte nº 1 da ópera Carmen
George Bizet: Ária do Toreador (Votre toast, je peux vous le rendre)
Tasso Bangel: Fronteiras
Alfred Hülsberg: Danças Gaúchas
Jader Murici Teixeira (Leonardo): Céu, Sol, Sul
Antônio e Ernesto Fagundes: Canto Alegretense
Solista: Francis Padilha (barítono)
Maestro: Manfredo Schmiedt

Texto: Ana Laura Freitas
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul