Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palestra encerra processo de formação dos servidores da Casa Militar

Publicação:

23.05.13: Palestra encerra processo de formação dos servidores da Casa Militar.
Palestra com servidores da Casa Civil - Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini

O secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Oscar Luiz Moiano, realizou nesta quinta-feira (23), palestra de encerramento das atividades de capacitação e treinamento dos servidores das sub-chefias de Administração, Defesa Civil e Operações. O objetivo da formação do Grupo de Emergências Sociais é obter conhecimento necessário para que todos, independente da função, possam trabalhar de forma conjunta e harmoniosa em qualquer tipo de situação.

Durante os dias de treinamento, todo efetivo da Casa Militar foi preparado para atuar tecnicamente no local de crise, realizando a leitura do cenário, tornando-se aptos a operar e orientar as pessoas em situações adversas. Estes profissionais podem atuar tanto em ações sociais - como a Campanha do Agasalho, quanto em situações de crise, sendo acionados de forma que não comprometam seus postos de trabalho.

Na palestra de encerramento, realizada na Escola de Bombeiros da Brigada Militar, o secretário ressaltou a importância das atividades da Defesa Civil a partir da experiência ocorrida em 2011, quando 20 mil pessoas foram afetadas pela enxurrada no município de São Lourenço do Sul, região da Costa Doce do Estado.

Naquele momento, articulamos todas as forças de segurança do Estado devido à magnitude do evento. O desabamento de uma ponte dificultou o trabalho, mas a partir de uma organização prévia do município e da resposta rápida dada pelo Estado conseguimos minimizar os efeitos do desastre o mais rápido possível, disse Moiano.
O secretário falou ainda sobre a participação do efetivo na arrecadação, seleção e distribuição de donativos. O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais arrecadou suprimentos para os deslizamentos que ocorreram no Estado do Rio de Janeiro, e felizmente, nenhum donativo das 22 carretas e dois aviões foi desviado do destino, ressaltando que o papel da Defesa Civil é articular e organizar os locais de crise e apoiar outros Estados sempre que necessário.

Mais regionais
A Casa Militar, a partir de suas sub-chefias, tem investido na capacitação e organização dos municípios, pretendendo ampliar o número de regionais da Defesa Civil. Atualmente são 11 regionais, em municípios estratégicos do Estado. Contamos com o apoio de todos os agentes de saúde, segurança e também a Cruz Vermelha, que nos apóia no gerenciamento de abrigos, ressalta.

O trabalho desenvolvido baseia-se na Política de Gestão Integrada, Capacitação de Agentes Municipais, Sensibilização dos Gestores Públicos para a relevância - tanto das atividades de capacitação, como para a situação de crise; e a capacidade de resposta e atendimento rápido em situações de crise.


Texto: Daiane Roldão da Silva
Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul