Paraguai faz entrega oficial de navios atracados desde 1997 na Capital
Publicação:
O Paraguai entrega oficialmente ao Governo do Estado nesta quinta-feira (21), às 10h30, os navios Mariscal José Félix Estigarribia e General Bernardino Caballero, que estão atracados no Porto de Porto Alegre desde 1997. A assinatura do termo de doação das embarcações sucateadas ocorre na sede do Consulado do Paraguai em Porto Alegre (Dr. Barcellos, 2237, Bairro Tristeza), com a presença do superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, e do diretor de portos da SPH, Silvio Pinheiro David. As duas embarcações serão entregues como forma de pagamento de dívida de R$ 4,93 milhões em tarifas portuárias contraída durante o período de atracação.
Com a inclusão dos navios no patrimônio do Estado, a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) pretende realizar leilão da sucata das embarcações e removê-las do cais. Mais do que uma preocupação com a estética e a liberação de área do porto, a presença destes navios nas docas do Cais Navegantes são um risco iminente ao meio ambiente, já que seus porões ainda possuem substância oleosa em grande quantidade, disse Vanderlan. A negociação é fruto de uma grande força-tarefa formada pelo Governo do Estado e integrada pela SPH, Seinfra, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Casa Civil, Governo do Paraguai e Assembleia Legislativa.
Os navios paraguaios foram retidos pela Marinha do Brasil no Porto de Porto Alegre por não apresentarem condições seguras de navegação. Eles traziam trigo para o Rio Grande do Sul. Com a entrega oficial à SPH, será encaminhado o processo para retirada de substâncias oleosas e o leilão.