Parceria fomentada pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento é destaque em evento nos EUA
Publicação:
A joint-venture firmada entre a gaúcha Koch Metalúrgica e a europeia Palfinger Dreggen para produção de guindastes offshore foi apresentada pela Petrobras como case de sucesso durante o Investing in Brazils Oil&Gas Supply Chain. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (07), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Financial Times Live e fDi Intelligence, na Offshore Technology Conference (OTC) 2013, em Houston (EUA). Participaram o vice-governador, Beto Grill, e o vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega.
Essa parceria teve a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) como indutora, uma vez que representantes da Agência identificaram a intenção da Palfinger Dreggen de ingressar no mercado brasileiro durante a Offshore Europe 2011, em Aberdeen, na Escócia. Depois de assistirem a uma apresentação sobre o Rio Grande do Sul, integrantes da empresa procuraram potenciais parceiros gaúchos, processo que culminou na joint-venture com a Koch.
Por meio dessa associação, foi conquistado um contrato no valor total de US$ 91 milhões para fornecimento de 28 guindastes offshore até 2017. Os equipamentos serão produzidos com tecnologia europeia, na sede da Koch, em Cachoeirinha, e montados na futura área da empresa no Polo de Porto Alegre, para então serem enviados ao estaleiro no Espírito Santo.
No Investing in Brazils Oil&Gas Supply Chain, o assessor da presidência da Petrobras, Paulo Alonso, apresentou a demanda de equipamentos para os próximos anos. Além disso, explicou que essa parceria é um bom modelo de negócio para empresas estrangeiras que desejam se instalar no Brasil - que pratica política de conteúdo local mínimo em produtos e equipamentos da indústria oceânica e, por isso, quer atrair para o Brasil fornecedores de equipamentos sofisticados do segmento.
É um reconhecimento da Petrobras a resultados muito positivos que vêm sendo atingidos pelo Rio Grande do Sul. Além disso, é uma importante forma de divulgação do Estado como destino propício a esse tipo de operação. Certamente vai despertar a atenção de outras empresas, disse Nóbrega.
Nesta quarta-feira (8), a missão à OTC, principal feira do setor de petróleo e gás do mundo, participa do Bratecc Offshore Breakfast, que reúne aproximadamente 300 profissionais do setor de óleo e gás para divulgar as oportunidades brasileiras nessa área. Uma visita ao porto de Houston está prevista para o dia 9.
Além da visitação à feira, que costuma receber mais de 80 mil profissionais de 110 países, Nóbrega terá reuniões com players da indústria oceânica de origens como Cingapura, Reino Unido e Canadá. A AGDI é o braço executivo da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), que por sua vez é o vértice do Sistema de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Texto: Bianka Nieckel
Edição: Redação Secom