Parque de São Leopoldo passa a integrar Sistema Estadual de Unidades de Conservação

SLeo conservação sema
A vegetação é delimitada pelo contorno do curso hídrico e composta por mata ciliar e banhados - Foto: Divulgação Sema
A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) finalizou o cadastramento do Parque Natural Municipal Base Ecológica do Rio Velho, de São Leopoldo, no Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Localizado ao lado do Bairro Vicentina, a dois quilômetros da BR-116, o parque possui aproximadamente 7 hectares de área alagada às margens do Rio dos Sinos. A vegetação é delimitada pelo contorno do curso hídrico e composta por mata ciliar e banhados. De acordo com a secretária adjunta da Sema, Maria Patrícia Möllmann, o cadastramento garante a conservação da natureza no local. "Com esta ação garantirmos que essa área será preservada para as próximas gerações", comemora.

Declarada como área de utilidade pública em 1997, o parque foi reconhecido como unidade de conservação municipal em 2012. Segundo o coordenador do Sistema Estadual de Unidades de Conservação, Daniel Slomp, a Base Ecológica do Rio Velho tem potencial para ser explorada com educação ambiental, visitação e pesquisa. "A Base Ecológica do Rio Velho se apresenta como uma área importante para despertar a consciência ambiental junto à comunidade por possibilitar que as pessoas tenham atividades de educação ambiental e recreação em contato direto com a natureza", destaca.

O cadastramento do Parque foi concluído no início de junho e possibilita que a prefeitura de São Leopoldo, a partir de agora, busque recursos junto aos fundos de meio ambiente e editais voltados à implementação de Unidades de Conservação. Além disso, o município começa a receber um valor adicional de retorno do ICMS Ecológico, referente ao tamanho das áreas protegidas inseridas dentro de seu território. Com o cadastramento da Base Ecológica, a cidade - que já tinha o Parque Natural Imperatriz Leopoldina - agora passa a contar com duas unidades de conservação cadastradas junto à Sema.

Sistema Estadual de Unidades de Conservação

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é responsável pela coordenação do sistema que reúne todas as Unidades de Conservação do Estado. É o órgão que recebe a demanda, avalia a situação e autoriza o cadastramento de novas áreas protegidas. Os municípios que possuem unidades devem encaminhar pedido de validação para a Sema. Atualmente, 31 unidades de conservação municipais do Rio Grande do Sul estão cadastradas no sistema.

Texto: Maurício Tomedi/ Ascom Sema
Edição: Léa Aragón/ Secom