Porta-batel do Dique Seco começa a ser descarregado
Publicação:
Iniciou na terça-feira (17), por volta das 17h, no cais do Porto Novo, a operação de desembarque da porta-batel (comporta) do dique seco. A operação prevista para iniciar no sábado (14), não pode ser executada visto que a parte do navio onde estão às peças não ficou no mesmo nível do cais, impedindo o acesso da plataforma sobre rodas. Para tanto, foi construída uma rampa, de 30 metros de comprimento por 15 de largura, com a utilização de saibro compactado e chapas de aço, o que atrasou o início da operação.
Com a conclusão da rampa, a plataforma sobre rodas acessou o interior do navio, posicionando-se embaixo de uma das peças que compõem as comportas do dique. Com o acionamento de sua parte hidráulica, a plataforma sobre rodas levantou a peça deslocando-se para o cais onde a porta-batel ficará armazenada até a conclusão do cais do dique seco. A primeira das cinco peças, com 400 toneladas cada, foi retirada do navio às 23h de terça (17) e a segunda, por volta das 15h desta quarta-feira (18).
A intenção da Wtorre Engenharia, empresa construtora do dique seco e descarregar ainda nesta quarta-feira a terceira peça. Caso isso se confirme, nesta quinta-feira (19) serão retiradas às outras duas peças, encerrando a operação. No entanto, para que isso ocorre é necessário que o clima esteja favorável à operação. Caso chova, o descarregamento será transferido para a sexta-feira (20). Após a finalização do cais do dique seco as peças deverão ser transportadas do Porto Novo ao local de instalação através de barcaças, utilizando a plataforma sobre rodas para colocá-las na embarcação.
O navio Zhen Hua 19, responsável pelo transporte da porta-batel, que aguardava desde 26 de maio fora da Barra do Rio Grande, acessou a área do Porto Organizado por volta das 15h, da última sexta-feira (13), atracando no Porto Novo às 16h30min. O equipamento partiu da China no dia 10 de abril. Para a entrada do navio foi necessário realizar estudos devido à altura (81 metros) e largura (140 metros) dos equipamentos transportados.