Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prefeitura estima que 15 mil pessoas foram atingidas pela enxurrada

Publicação:


O Ginásio do Esporte Clube São Lourenço está realizando o cadastro dos desabrigados pela enxurrada que atingiu o município de São Lourenço do Sul, entre o final da tarde de quarta-feira (9) e o início da noite de quinta-feira (10). Até o momento, centenas de pessoas já foram cadastradas relatando suas perdas. A principal informação é sobre a situação do imóvel, se ele é habitável ou não.

O Gabinete da primeira-dama do município, que coordena a operação do cadastramento, já começou a distribuir os kits para as famílias. Os kits, formados por material de limpeza, alimentos e colchões, estão sendo entregues nos locais onde estão abrigadas as pessoas atingidas pelas enxurradas.

O levantamento inicial do Gabinete da primeira-dama calcula em 15 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas. Destas, cinco mil encontram-se em casas de parentes ou amigos. O restante está sendo levado para os cinco pontos do município onde os abrigados são recebidos.

O relato das pessoas nos emociona. Muitas delas dizem que perderam absolutamente tudo, afirmou a primeira-dama de São Lourenço do Sul, Regina Bauer, ao destacar que a participação voluntária de várias pessoas conforta e dá otimismo. Ela adiantou que o material que seu gabinete está recebendo, de pessoas e empresas, tanto do município que foi atingido, como de outras cidades, já está sendo entregue aos desabrigados.

Perda total

Sandro Alex Fagundes, 36 anos, que era morador da Rua Sete de Setembro, 537, localizada no bairro Navegantes, um dos mais atingidos em São Lourenço, foi uma das pessoas cadastradas no início da tarde desta sexta-feira (11). Ele relatou que a casa onde morava, com a esposa e os dois filhos, de 13 anos e seis anos, permanece em pé, mas tudo que estava no imóvel foi perdido. O local onde nos morávamos não existe mais, a nossa casa ainda está em pé, meio torta, mas dá pena de ver porque não sobrou nada. A lama tomou conta de tudo, contou. Abrigado na casa de amigos, duas quadras distantes da moradia atingida, Sandro precisou buscar uma roupa para os filhos e desabafou: nada é aproveitável, mas vamos dar a volta por cima.

Responsável pelo cadastramento, Joice Kaul, informou que o trabalho de cadastramento iniciado nesta sexta-feira (11) permanecerá até que todas as pessoas do município sejam ouvidas. Este levantamento que estamos fazendo aqui é importante para que tenhamos uma noção completa do desastre que atingiu o município e para que possamos atender as famílias. Os dados coletados por este trabalho serão encaminhados para a assistência social do município bem como servirão de documento que serão encaminhados para o Governo federal.

Governador no município

O governador Tarso Genro deverá desembarcar no município de São Lourenço do Sul no campo de futebol ao lado do Ginásio do Esporte Clube São Lourenço às 15h, onde acompanha o trabalho que está sendo feito pela Defesa Civil do Estado em conjunto com a Prefeitura Municipal. Posteriormente, seguirá para a praça central do município, onde estão localizadas a Prefeitura, a Igreja Matriz e o comando das operações de resgate. O governador visitará os bairros de Lomba, Barrinha, o Estaleiro e a cooperativa de arroz do município.

A Corsan religou as bombas de água do município às 14h. A previsão é que até o final da tarde desta sexta-feira (11), os moradores dos bairros da zona urbana já recebam água. À noite, a água deve chegar à área rural.

A CEEE está trabalhando na religação da energia elétrica dos 2, 5 mil clientes que estavam sem luz. Destes, 500 mil da área urbana devem receber energia elétrica no início da noite. Os dois mil da área rural até o final da noite.

A Defesa Civil trabalha com sete mortos e um desaparecido.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul