Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Premiação nacional levará professora da 12ª CRE a Washington

Publicação:


A professora Ana Paula Krumel Huzalo, do I.E.E. Vasconcelos Jardim, de General Câmara, município da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi premiada com o 1º lugar na categoria Inovação em Conteúdo, no Prêmio Educadores Inovadores 2011, da Microsoft. A premiação foi garantida com o projeto Resgatando o Folclore através das TIC´s, que reflete o uso da Tecnologia da Informação na prática pedagógica e levará a professora Ana Paula a Washington, nos Estados Unidos. O segundo lugar também vem de escola estadual. É o Louva-a-Deus, o inseto misterioso, de Noemi Araújo, professora da Escola Estadual de Educação Básica Amélio Fagundes, de Independência (17ª CRE).

O 1º Lugar com Folclore
As educadoras Ana Paula e Jane Dalla Lana, do IEE Vasconcelos Jardim, de General Câmara, escola dirigida por Fátima Reis da Rosa, participaram da cerimônia de premiação em São Paulo, durante o II Fórum Nacional Microsoft de Educação Inovadora - São Paulo, para a escolha do vencedor. Com o primeiro lugar, as professoras também conquistaram o direito de participar da apresentação dos projetos vencedores em eventos internacionais da Microsoft, em Washington.

A premiação é destacada pela 12ª CRE. A coordenadora pedagógica Tania Garcia enfatiza que a escola desenvolve projetos pedagógicos buscando qualificar o processo do ensinar e do aprender. O coordenador Lugon José Levandowski salienta que a conquista do prêmio é indicativo do compromisso da escola pública com qualidade social. O fruto deste trabalho amplia o conhecimento e o desenvolvimento da região e fomenta ações que perpassam os muros da escola e abrem caminhos do Rio Grande do Sul para o Brasil e o Mundo, frisa.

Letramento
Com base nos estudos realizados em sala de aula relacionados a Letramento e Folclore, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Filosofia e História, a professora Ana Paula incentivou os alunos a criarem vídeos digitais de curta duração feitos a partir de câmeras, celulares e palmtops. Editados no Movie Maker, os vídeos visavam promover a difusão de conteúdos folclóricos, com o uso do conhecimento de computação e comunicação.

Cada turma integrante do projeto foi sorteada com uma lenda. Após a apresentação na escola, os vídeos vencedores foram compartilhados com outras quatro escolas, proporcionando a inclusão digital por meio das ferramentas como MSN, SkyDrive, Blog, para a troca de ideias e comentários.

O relato da prática foi feito no Seminário Regional do Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento da 11ª e 12ª CREs, no dia 13 de julho, em Porto Alegre.

Sobre o Prêmio:
O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores está em sua sexta edição e reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais), particulares, Fundações, Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs) e Escolas Técnicas Públicas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar.

Os responsáveis pelos projetos vencedores das categorias Inovação em Colaboração, Comunidade, Conteúdo, Educador Inovador - Escola Técnica e Educador Inovador - Escola Particular ganharam um notebook com o sistema operacional da Microsoft Windows 7, pacote Office 2010 e troféu.

Textoo/foto Patrícia Coelho
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul