Presidente da CESA reforça parceria para reativação da linha férrea no Porto de Porto Alegre
Publicação:
A parceria entre a Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH) e América Latina Logística (ALL) ganhou reforço. O Estudo de Viabilidade Técnica Econômica (EVTE) para a reativação da linha férrea e retomada do transporte de graneis e containeres por trens, no Porto de Porto Alegre, atraiu o interesse também da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA). O presidente da empresa, Gerônimo Oliveira Júnior, que reuniu-se com os representantes da ALL, na quarta-feira (06), apresentou informações importantes especialmente sobre a capacidade de armazenagem dos silos.
O Superintendente de Portos e Hidrovias, que solicitou a reunião com a concessionária da rede ferroviária no Estado, disse que este é um momento de tratar da integração dos modais. A integração entre o Estado e a Iniciativa Privada será fundamental importância para a ampliação da movimentação portuária e uso da hidrovia, afirmou.
O presidente da CESA informou que os silos existentes hoje tem capacidade de armazenagem estática de até 17,5 mil toneladas, que pode ser ampliada com a movimentação, entrada e saída de produtos. Temos toda a estrutura pronta e basta apenas colocá-la em funcionamento. Hoje a CESA trabalha com a armazenagem de cevada e trigo, para praticamente apenas duas empresas de grande porte. Com a reativação da linha férrea, essa realidade se transforma, afirmou Oliveira.
Os representantes da ALL, o gerente comercial da empresa, Guilherme Moure, e o gerente de relações corporativas e aduaneiras, Miguel Ângelo Evangelista Jorge, disseram que o EVTE será feito com agilidade. Os dois participaram de uma vistoria de reconhecimento das estruturas tanto da CESA quanto do Porto da Capital. De acordo com o gerente comercial da ALL, se reativada a linha dentro do Porto, a empresa deverá iniciar as operações potencializadas de acordo com a necessidade de movimentação. O trabalho para verificação das condições da linha férrea até os silos da CESA e armazéns do Cais Navegantes será realizado por técnicos da empresa.
Texto: Cristiane Franco
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305