Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Presidente do Sebrae acompanha processo de digitalização da Jucergs

Publicação:

Digitalização da Junta Comercial
Derly Fialho, Afif Domingos e Paulo Roberto Kopschina - Foto: Ascom/Jucergs

Os recursos arrecadados com a cobrança de taxas pelos órgãos de registro devem ser aplicados na prestação de serviços aos usuários, conforme determina a lei, foi um dos pontos destacados pelo presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional, Guilherme Afif Domingos, ex ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, que visitou a sede da Junta Comercial nessa quarta-feira (24). 

O presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), Paulo Roberto Kopschina, fez uma breve explanação sobre o órgão de registro e, principalmente sobre o processo de implantação da Junta Digital. Agradeceu a visita de Afif Domingos e apresentou dados sobre a autarquia com enfoque na digitalização dos documentos. "O Sebrae é o maior parceiro da Junta Comercial. Sem o apoio desta entidade não teríamos conseguido implantar a RedeSimples em 55 municípios gaúchos", afirmou Kopschina, destacando que a inauguração das Salas do Empreendedor e investimentos internos na autarquia só foram possíveis com aporte financeiro do Sebrae. A Junta aplica R$ 2,7 milhões e o Sebrae investirá R$ 9 milhões.

Afif Domingos visitou o setor de Digitalização para conhecer o processo que vai transformar a Junta Comercial em ambiente totalmente digital, ou seja, sem papel. Do acervo de 24 milhões de documentos, 8 mil já foram digitalizados. A iniciativa é uma parceria entre Jucergs com o Sebrae e beneficiará milhões de usuários em todo o estado. Afif Domingos destacou a importância da aplicação dos recursos arrecadados pelas juntas comerciais do país em equipamentos de ponta e capacitação de seus servidores, proporcionando aos seus usuários um serviço de qualidade com mais segurança. Ele ressaltou ainda a importância do cumprimento do prazo para digitalização de todo acervo que está previsto para dezembro de 2017. O presidente do Sebrae, também elogiou a potência dos scanners que geram 700 imagens a cada 10 minutos. Hoje, 30 terceirizados trabalham na digitalização dos documentos.

Afif foi o palestrante do almoço 'Tá na Mesa', promovido pela Federasul. Ao falar sobre o 'Simples Internacional: eliminar as fronteiras para alcançar novos mercados', o dirigente abordou as linhas que norteiam sua gestão. A construção de políticas públicas que beneficiem as micros e pequenas empresas com a busca da desburocratização e do acesso ao crédito e o aperfeiçoamento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa foram pontos altos de sua palestra.

Estiveram presentes o vice-presidente, Itacir Amauri Flores, e o secretário-geral da Jucergs, Cleverton Signor, o diretor do departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Sdect, Carlos Alberto Hundertmarker, representando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, o diretor-superintendente, Derly Fialho, e o consultor do Sebrae/RS Alessandro Machado, diretores e chefes de setores da Junta Comercial, entre outros convidados.

Texto: Denise Rodrigues/ Ascom Jucergs
Edição:  Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul