Previsão do tempo e muito mais no espaço do Simagro na Expointer 2022
Publicação:

Quem passa pelo espaço do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), que está instalado no estande do Governo do Estado, na Expointer, logo quer saber dos assuntos da meteorologia, de como funciona o sistema que calcula a previsão do tempo, faz a projeção do dia, da semana e de períodos mais longos. E quem explica tudo é o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Flávio Varone.
No primeiro final de semana da feira, Varone esclareceu muitas dúvidas dos visitantes e também de produtores que passaram pelo estande. Desde a simples previsão do dia na feira até questões mais específicas como o índice de ferrugem da soja e o índice de aplicação do herbicida 2,4D. Todas estas informações podem ser encontradas no sistema.
“Hoje, o produtor gaúcho tem uma ferramenta à disposição, que pode ser acessada gratuitamente pelo http://www.simagro.rs.gov.br e que vai dar suporte a todas as suas ações tanto de curto quanto de longo prazo”, afirmou Varone. Segundo ele, o produtor pode se programar para as atividades de toda uma safra ou aplicar um herbicida nas melhores condições meteorológicas de vento, umidade e temperatura evitando a deriva, por exemplo.
O fiscal estadual agropecuário da Seapdr, Juliano Ritter, de Itaqui, conhece bem essas vantagens do sistema e diz que o Simagro contribuiu na fiscalização da região da Fronteira Oeste. “Foi a principal ferramenta desenvolvida nos últimos anos na fiscalização agropecuária e que está sendo muito eficiente com relação às aplicações de agrotóxicos”, disse. Segundo Ritter, hoje é possível receber uma denúncia e, no mesmo momento, acessar o aplicativo e verificar se ela procede ou não. Além de possibilitar verificar dados sobre denúncias ocorridas há mais tempo. “Antes a gente não tinha informações precisas, agora eu tenho cinco estações operando na Fronteira Oeste com uma confiabilidade muito grande”, afirmou.
O Simagro
O Simagro visa o monitoramento climático no Rio Grande do Sul, com a elaboração de produtos e informações para viabilizar o planejamento e atuar como suporte para medidas de curto, médio e longo prazos no setor agropecuário no Estado.
O Simagro-RS disponibiliza os produtos gerados por dois modelos meteorológicos, com resolução de 25 e 3 quilômetros, respectivamente. O modelo regional tem resolução de 3 quilômetros e previsão de índices agroclimáticos para um horizonte para cinco dias. O modelo global, com resolução de 25 quilômetros, proporciona previsões para um cenário de até 15 dias.
O espaço do Simagro vai permanecer na feira até o último dia da Expointer, em 4 de setembro.
Texto: Maria Alice Lussani / Ascom Seapdr
Edição: Secom