Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa ComaBem beneficia 30 mil pessoas por mês

Publicação:

A Presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, recebe doações simbólicas de alimentos da rede UNISUPER e da CEASA, que serão destinadas às vítimas atigindas pelos recentes temporais no Estado.
Comitê de Ação Solidária recebe doações da rede UNISUPER e CEASA - Foto: Paula Fiori / Casa Civil / Palácio Piratini

O Governo do Estado realiza, por meio da Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul S.A (Ceasa), um programa de arrecadação e doação de hortifrutigranjeiros e outros alimentos, que tem beneficiado milhares de pessoas. O ComaBem recebeu 74 toneladas de hortigranjeiros, proteína de soja e pão, e contabilizou, no mês de dezembro, a maior quantidade de doações do ano de 2009. Os donativos foram distribuídos gratuitamente a 278 organizações sociais cadastradas, beneficiando mais de 30 mil pessoas. Além disso, 180 famílias carentes dos bairros próximos ao complexo da Ceasa receberam os gêneros alimentícios diretamente no portão da empresa.

O montante superou em 7 toneladas o recorde anterior, ocorrido no mês de novembro. De acordo com os números da Ceasa, no mês de janeiro de 2010 foram arrecadas 40 toneladas de alimentos e para fevereiro a meta é superar essa marca. Entre as empresas que garantem o sucesso do projeto estão Emater/RS, Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Associação dos Transportadores Intermetropolitanos de Passageiros (ATM), Seven Boys, CLW e Unisuper.

Desenvolvido pela empresa desde 2007, o ComaBem tem o objetivo de combater a fome e o desperdício de comida e promover a educação alimentar da população. O projeto arrecada alimentos que, geralmente, encontram-se fora do padrão de comercialização ou são excedentes, mas em perfeitas condições para o consumo humano. A seleção é feita por voluntários, capacitados por técnicos da empresa.

Doação às famílias carentes
No dia de entrega às comunidades carentes - coordenada pela equipe do ComaBem, as famílias aguardam ansiosas o início da distribuição feita no próprio complexo. A gente conta os dias para poder dar fruta e pão para as crianças, diz a dona de casa Eliane Santos, de 31 anos, que veio receber o benefício, acompanhada por dois de seus três filhos. Já o aposentado José Oliveira, de 80 anos, é um dos mais freqüentes na fila. Não deixo nunca de vir, pois não tenho como comprar essa comida com o pouco que recebo todo mês. Para dona Alzira Lauter, de 73 anos, os alimentos são uma bênção que ajuda a diminuir a fome de meus netos.

Solidariedade aos atingidos pelas chuvas
No reforço à rede de solidariedade formada depois dos temporais que atingiram o Estado, a Associação dos Produtores Hortigranjeiros da Ceasa também doou, 725 litros de leite ao Comitê de Ação Solidária do governo gaúcho. Cerca de 300 produtores participaram da arrecadação de recursos para a compra do leite, concretizada na rede de Supermercados Assun por um preço diferenciado.

Para a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, o apoio dos produtores da Ceasa reforça as ações do governo gaúcho no atendimento às comunidades. Eles trouxeram mais do que alimentos e apoio, trouxeram alento para as famílias. Segundo Tarsila, as ações realizadas pelo programa ComaBem, mostram que a sociedade e o Governo do Estado estão empenhados em utilizar todos os meios para atender a população mais carente.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul