Projeto do município de Rolante promove educação e esporte com o tema Copa 2014
Publicação:
O secretário estadual do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen, juntamente com o presidente da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), Claudio Gutierrez, e o chefe de gabinete da SEL, Roberto Macagnan, recebeu nessa sexta-feira (07) a secretária municipal de Educação e Esporte de Rolante, Eunice Silveira, e a assessora da secretaria, Carolina Fagundes. No encontro, foi debatido o projeto Copa nas Escolas, promovido pelo município da encosta da Serra, Vale do Paranhana.
O Copa nas Escolas é um projeto que visa aproveitar a realização da Copa do Mundo para embelezar a cidade, enriquecer e dar mais sentido as aulas, além de promover mais conhecimento sobre o Brasil e demais países participantes do megaevento. O programa prevê o envolvimento de escola, família e comunidade no ano de Copa. O projeto inclui trabalhar com os alunos da educação básica do município (rede municipal, estadual e particulares/comunitárias), famílias e comunidade em uma proposta socioeducativa, interligando diferentes matérias como português, matemática, história e geografia, educação física, artes, ciências e ensino religioso. Além disso, está previsto um campeonato de futebol entre as escolas, em que cada uma delas representará uma seleção que joga a Copa do Mundo.
A abertura da Copa nas Escolas está marcada para o dia 12 de abril, dois meses antes do início da Copa do Mundo. Os jogos oficiais divididos por categorias ocorrem entre 23 e 25 de abril. A premiação para o time vencedor será uma visita ao estádio Beira-Rio - estádio sede dos jogos do Mundial 2014 - com a oportunidade de entrar em campo com os jogadores em um dia de jogo. A prefeitura de Rolante acredita que o Copa nas Escolas envolverá cerca de seis mil alunos. O encerramento do projeto acontecerá no dia 7 de setembro, quando os alunos participarão do Desfile Oficial Cívico, vestidos com os uniformes dos países que representaram durante os jogos.
O secretário Ricardo Petersen elogiou a iniciativa e destacou a oportunidade do evento debater também assuntos como a presença das mulheres no futebol. Quem sabe uma palestra sobre o tema, sugeriu Petersen. Na mesma linha, o presidente da Fundergs lembrou não só a valorização das mulheres, assim como a importância de se promover ações contra a discriminação racial.
Texto e fotos: Nathália Ely
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305