Projetos para agricultura familiar são destaques da Interiorização de Governo em Ijuí
Publicação:
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA) e os programas e projetos criados recentemente pelo Governo do Estado para fortalecer a agricultura familiar terão destaque na próxima terça-feira (18), em Ijuí, durante a nona Interiorização de Governo.
A partir das 14h, na Casa do Produtor Rural, localizada no Parque de Exposições Wanderley Burmann, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, irá apresentar às autoridades e produtores rurais os 13 programas e 50 projetos criados este ano para beneficiar 378 mil empreendimentos de base familiar no Estado.
Dentre eles, o Programa Leite Gaúcho é considerado um dos programas de maior impacto na Região Noroeste, que desponta como uma das principais regiões produtoras do país e a primeira no ranking estadual, sendo responsável por mais de 38% da produção gaúcha de leite. Embora a produtividade no Estado esteja bem acima da média nacional - são 2.336 litros de leite anuais por vaca, contra 1.260 litros no país, segundo a Emater/RS-Ascar, ainda se faz necessário ampliar a produção, produtividade e qualidade do leite produzido no Rio Grande do Sul.
Outro tema considerado estratégico para a região, a adesão do Rio Grande do Sul ao Sisbi/POA, no final de setembro, será apresentado pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. Os municípios que aderirem ao sistema poderão fornecer, aos fabricantes de produtos de origem animal, um selo válido em todo o país.
Programação
14h - Apresentação e discussão sobre o Sisbi/POA - Secretário da Seapa, Luiz Fernando Mainardi;
- Apresentação dos Programas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo - Secretário da SDR, Ivar Pavan.
15h - Palestra: Passo a passo para Implantação do Suasa/Sisbi-POA
16h - Debates - esclarecimentos
16h30 - Coquetel com produtos da agroindústria regional
17h - Encerramento
Texto: Cleuza Noal Brutti
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305