Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Receita Estadual publica nova edição de Boletim sobre impactos econômicos da Covid-19

Publicação:

Relatório Receita Estadual Covid19
-

A Receita Estadual divulgou nesta quinta-feira (6/8) a 19ª edição do Boletim sobre os impactos da pandemia de Covid-19 nas movimentações econômicas dos contribuintes de ICMS do Rio Grande do Sul. A publicação apresenta a evolução dos indicadores de emissão de notas eletrônicas em geral e por atividade (indústria, atacado e varejo), com visão semanal entre o período de 16 de março, quando foram adotadas as primeiras medidas de quarentena pelo governo do Estado, e a última sexta-feira (31/7).

O documento está disponível no site da Secretaria da Fazenda e no Receita Dados (portal de transparência da Receita Estadual)

O valor médio diário de emissão de notas eletrônicas (NF-e e NFC-e) na última semana, entre 25 e 31 de julho, aumentou 1,7% na comparação com o período equivalente de 2019. Foi a terceira semana consecutiva de variações positivas no indicador, demonstrando tendência de retomada das atividades econômicas. Entre o fim de março e o início de abril, o resultado chegou a ser de -31,5%. No acumulado do período de análise, entre 16 de março e 31 de julho, a redução chega a -6,8%, representando que cerca de R$ 130 milhões deixaram de ser movimentados, em operações registradas nas notas eletrônicas, a cada dia.

Em relação às vendas médias por atividade, o Atacado segue apresentando os melhores desempenhos, com +14,9% na última semana e +3% no acumulado do período. A Indústria, após registrar três variações positivas seguidas, voltou perder desempenho, com variação semanal de -1,5%. No acumulado, o setor industrial agora tem queda de -9,7%. O Varejo apurou o pior resultado da semana, com índice de -5%. A atividade varejista registra -11,7% de variação desde o início da pandemia.

Novo formato do Boletim

Em virtude da evolução dos indicadores e da necessidade de períodos maiores de análise para identificação dos padrões de comportamento de forma mais definitiva, a partir desta edição, número 19, o Boletim Semanal passa a ser publicado alternadamente em duas versões distintas.

As edições ímpares serão mais compactas, contendo apenas os indicadores de emissão de notas eletrônicas em geral e por atividade (indústria, atacado e varejo), com visão semanal. As edições pares serão completas, com todos indicadores econômico-fiscais apresentados nos boletins e suas respectivas análises, com visão quinzenal.

• Clique aqui e acesse a 19ª edição do Boletim.

Clique aqui e acesse o site Receita Dados, para conferir informações diárias e em tempo real sobre arrecadação, documentos eletrônicos e combustíveis entre outros.

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul